Pesquisa afirma que é legal ser geek (já nerd, nem tanto…)

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 27 de maio de 2011

Os nerds e geeks estão na moda. Se, há alguns anos, isso seria inimaginável no Brasil, imagine nos Estados Unidos, onde os termos surgiram com uma carga altamente negativa. Afinal, é de lá que vem o clássico embate que trazia de um lado nerds e geeks e, do outro, os “jocks” (nome dado ao estereótipo do “atleta” das escolas norte-americanas). É algo tão enraizado na cultura local que foi retratado em incontáveis filmes, dos quais podemos destacar, claro, A Vingança dos Nerds.

Contudo, não dá pra negar que a figura do nerd está bem popular nos Estados Unidos. Ou melhor… a figura do geek, já que, ao contrário dos brasileiros, os nossos colegas ianques fazem uma distinção muito forte entre os dois termos. Por aqui, geek é essencialmente um “nerd viciado em informática”, mas as duas expressões acabam se misturando bastante (brasileiro adora uma bagunça mesmo, oras). Já nos EUA, apesar deles classificarem o termo mais ou menos da mesma forma, a expressão “nerd” costuma ser deixada de lado em favor de “geek” (por exemplo, o Dia do Orgulho Nerd é chamado por lá de Geek Pride Day).

Outra característica dos estadunidenses é que eles adoram pesquisas. Portanto, como forma de celebrar o Dia da Toalha, a empresa de recrutamento Modis entrevistou mil adultos para saber o que eles pensam sobre o tema. A primeira surpresa foi que 57% dos entrevistados consideram que ser chamado de geek é um elogio. E, se você acha que quem disse isso foi um bando de nerds, vale ressaltar que apenas 17% das pessoas afirmaram ser geeks. Ou seja, mesmo quem se considera fora do estereótipo acha que ele é positivo.

Outros dados interessantes da pesquisa: 82% das pessoas acreditam que é muito mais aceitável ser um geek nos dias de hoje do que há 15 anos. Além disso, 41% dos entrevistados preferem ser chamados de geeks do que de “jocks” (opção de apenas 22%). Já o mais curioso é que 87% dos que se consideram geeks não gostariam de também ser chamados de nerds (o que reforça o conceito negativo do termo dentro da própria “comunidade”).

Também vale o registro de que 65% dos entrevistados acreditam que uma das profissões ideais para os geeks é a de designer de videogame, seguida por engenheiro (50%) e blogueiro profissional (37%). Por fim, embora a maioria das pessoas considere que os os geeks são muito inteligentes, o estereótipo de “socialmente desajeitado” ainda é real para 50% dos entrevistados.

—–

Fontes:
Modis Geek Pride Day Survey Reveals Majority of Americans Believe Being Called a “Geek” is a Compliment
Our Survey Says, “Geeks FTW!”
Geeks vs. Jocks: How Geeks are Winning the War of Public Opinion

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

7 respostas para “Pesquisa afirma que é legal ser geek (já nerd, nem tanto…)”

  1. Daigo disse:

    é, na verdade isso é mesmo eufemismo para dizer a mesma coisa. uma palavra com menos peso anexado. é igual o lance do "negro/preto/moreno/marrom-bombom". Pra mim isso é preconceito consigo mesmo… sou NERD e ponto :D

  2. @Gustavopereira disse:

    Ué, sou nerd mesmo e se me chamam de geek eu já entendo como nerd de tecnologia. LOL Tudo igual.

  3. malcomtux disse:

    Mesmo com a modinha tem muita gente que ainda leva aquele estereótipo negativo do nerd como sendo o próprio conceito de nerd. Isso chegando ao ponto em que vi gente defender que "não existe nerd casado"(sic) e a explicação foi que "nerd é o cara babão que não pega mulher, se ele pegou então não é mais nerd". É mole ou quer mais?

    Eu gosto da ideia que nerd é conceito geral que tem sua categorias e que define aquela pessoa aplicada, autodidata, curiosa, que corre atrás da informação do que precisa, etc, etc.

  4. Correndo o risco de que me interpretem como "puxador de saco" mas os americanos estão certos! A diferenciação dos termos esta correta, visto que o que temos hoje é uma evolução do nerd clássico em geek. O nerd clássico se não tivesse evoluído continuaria marginalizado socialmente. Isso é o que acho.

  5. Acho essas definições muito engraçadas. Na verdade, sejam geeks ou nerds, a verdade é que todos curtem os mesmos assuntos. Games, SciFi, tecnologia e afins. O esteriótipo passou a ser bem visto com a nossa geração que cresceu convivendo com o boom tecnológico dos últimos anos e é super natural que mais variações do estilo venham a surgir daqui pra frente.

  6. […] a frente, faz favor – Versões literais de aberturas de novela   Papo de Gordo – Pesquisa afirma que é legal ser geek (já nerd, nem tanto…)   Tramado por Mulheres – E assim surge um palestrante motivacional   Tá de brinks […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *