Senado aprova projeto que garante atendimento preferencial para obesos mórbidos

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 07 de junho de 2011

O Papo de Gordo vem acompanhando a evolução do projeto de Lei que garante assento especial e atendimento preferencial para obesos mórbidos. Depois de ter sido aprovado na Câmara dos Deputados em meados de 2010, agora foi a vez do Senado dar “OK” para a melhoria de vida de quem tem problemas sérios de locomoção por causa do peso.

Para quem não lembra, o Projeto de Lei 578/09, da ex-senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), tem como proposta acrescentar os obesos mórbidos à relação de pessoas com direito a assentos especiais no sistema de transporte público e a atendimento preferencial em repartições públicas e bancos (segundo a Lei 10.048/00: portadores de deficiência, pessoas acompanhadas por crianças de colo, idosos a partir dos 60 anos, gestantes e lactantes).

Uma mudança importante ocorreu durante a “passagem” do projeto pela Câmara: Originalmente, as pessoas que precisassem de dois assentos para viajar deveriam pagar um acréscimo de, no máximo, 25% sobre o preço da passagem. Porém, uma emenda proposta pela senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da Comissão de Direitos Humanos (que analisava o projeto), retirou a possibilidade dessa cobrança. Ou seja: se virar Lei, os obesos mórbidos que precisarem de dois assentos não serão obrigados a pagar a mais por isso. O projeto agora volta para a Câmara para ser promulgado ou arquivado.

Confira abaixo uma reportagem do Jornal de Hoje exibida ontem sobre o assunto:

—–

Fonte:
Aprovada reserva de assento em transportes para obeso mórbido
Senado aprova projeto que garante atendimento preferencial aos obesos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Senado aprova projeto que garante atendimento preferencial para obesos mórbidos”

  1. Eliene Oliveira disse:

    Eu acho que as leis são boas porem por direito nosso deveria não pagar nem a passagens pois somos muitos humilhados quando precisamos viajar, nunca temos prioridades em nada e somos discriminados e tratados como lixo qualquer dia desse eu dou uma de louca e faço o maior quebra quebra num desses onibus assim as autoridades irão perseber a gravidade do assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *