Só cortar calorias não basta

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 05 de agosto de 2011

Imagine alguém que resolva passar dois meses se alimentando exclusivamente de guloseimas. Além de ficar com inveja, você certamente também achará que essa pessoa vai engordar absurdamente, correto? Errado!

Essa experiência foi feita pelo professor de Nutrição Mark Haub, da Universidade do Estado do Kansas, que emagreceu 12 quilos após reduzir sua ingestão diária de calorias de 2.600 para 1.800, porém só comendo coisas nutritivamente pobres. Isso serviu para demonstrar na prática que a redução de calorias emagrece, mas que isso não significa necessariamente uma melhor nutrição.

Outra pesquisa, dessa vez da Pomona College (Califórnia), ofereceu a dois grupos refeições com exatamente o mesmo número de calorias, sendo que metade das pessoas recebiam alimentos processados e a outra, não. Segundo os dados do estudo, quem se alimentou com comida processada teve sua queima de calorias reduzida em até 50% em comparação com o outro grupo.

Esses e outros estudos indicam que o organismo queima calorias de maneira diferente, dependendo do que se come. Alimentos crus, por exemplo, são digeridos de forma bem mais saudável do que os processados, permitindo que o corpo use essa energia por mais tempo. Ou seja, não basta cortas as calorias: É importante que elas venham de uma fonte que seja rica em nutrientes.

—–

Fonte:
Atenção na dieta: as calorias não são todas iguais

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Só cortar calorias não basta”

  1. Thiago disse:

    A "fórmula" para emagrecer é simples, basta gastar mais calorias que você ingere… A diferença é fazer isso de forma saudável ou não…

  2. Flavia disse:

    E além disso é importante tambem fracionar as refeições, ao contrario do q muita gente pensa, não é necessário passar fome para perder peso…

  3. Luana disse:

    Perder peso tb ajuda a aprender a lidar com o emocional da pessoa, por exemplo, eu sou uma pessoa mega ansiosa, então como doces para controlá-la xD
    ideia ruim claro
    então, entrei na academia, ajuda bastante a controlar a ansiedade, focar nos estudos e não sinto tanta fome :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *