Umami: você já sentiu?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 24 de agosto de 2011

Na boa… para mim, parece aquelas histórias sobre o ponto G feminino. Uns dizem que existe… outros duvidam…

O fato é que os japoneses estudam e difundem há mais de 100 anos que – além do doce, ácido, amargo e salgado – existe um quinto gosto: o umami.

Essa palavra vem do japonês e significa “delicioso”. Ele aparece quando provamos alimentos ricos em ácido glutâmico, ou glutamato monossódico (amnoácidos que formam proteínas).

Mas não se assuste! Essa substância está presente naturalmente nos alimentos como tomates, cogumelos, carne, soja, peixes, frutos do mar, milho e queijo parmesão.

Mas o que é umami?

Dizem por aí que é um gosto intenso. Há até quem jure que ele esteja presente de forma muito marcante no molho à bolonhesa.

Outras maneiras de experimentá-lo incluem em pratos como a feijoada, que combina ingredientes ricos em umami: carne de porco e bovina, feijão, alho, cebola e couve. Outra forma de tentar sentir esse gosto é se deliciando com uma moqueca de peixe, que utiliza tomate maduro, peixe, cebola e alho.

Em busca do umami

Já que umami significa “delicioso”, esse gosto passou a ser buscado por muitos chefs ao redor do mundo. Por isso, eles têm acrescentado o glutamato em suas criações, muitas vezes em forma de tempero.

Há quem coloque a substância inclusive em alimentos prontos. Mas não se preocupe! Seu uso é seguro e atestado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

———————-

Fonte: Umami: já ouviu falar no quinto gosto?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

9 respostas para “Umami: você já sentiu?”

  1. FeR.AkiMi disse:

    Para enriquecer o tópico…
    A língua japonesa tem um tipo de escrita chamada ¨KANJI¨onde cada simbolo tem por si um significado. No caso da palavra UMAMI se escreve assim em japonês: 旨味 o primeiro simbolo 旨い (UMAI) significa gostoso. Já o segundo 味(AJI) significa sabor. Juntando os dois vem a palavra UMAMI. Aí vem a parte complicada que se juntar uma palavra com a outra não viraria UMAMI e sim UMAIAJI, mas é que o kanji tem várias formas de leitura: KUNYOMI e ONYOMI, o que faz com que um kanji tenha várias formas de ser pronunciado. Japonês é tudo complicado, eu que o diga…
    E uma coisa que talvez muita gente não saiba, mas o glutamato monossódico vem em potinhos no mercado com um nome comercial de Aji-no-moto que em japones significa ¨origem do sabor¨ que se escreve assim: 味の素. Aqui no Japão o produto é fabricado pela mesma empresa, e vendido no mesmo potinho com o mesmo nome.

    Tá vendo? Papo de gordo também é cultura, e cultura internacional!!!

    Bjuuu

  2. Eu suspeitava do sazon e amaciante de carne, esse dá um sabor legal tb!
    Eu amo carne só no sal, ou sal e alho! Antigamente gostava de inventar coisas na cozinha, até ovo com coloral já fiz, rsrsrs
    Bené

  3. Umami é Ajinomoto?!
    Mas eu achei que Ajinomoto era só sal… um sal com mais algumas paradinhas, mas ainda assim basicamente sal.
    Agora me surpreendi.

  4. Edmilson disse:

    Gostoso é arroz de forno com empadão, pasteis, maionese e uma farofinha. Esse é meu umami.

  5. FeR.AkiMi disse:

    A composição do Aji-no-moto é o glutamato monossódico, que é apenas um realçador de sabor. Aqui no Japão o que é chamado de UMAMI SEIBUN que seria a composição do UMAMI seria o ácido glutâmico, o inosinato e o guanilato.

    Aqui o Umami já é uma coisa natural no meio alimentício. Em vários produtos vem escrito que contem o ¨Umami Seibun¨.
    Aqui em casa não existe batata frita sem o Aji-no-moto… Eu uso em praticamente tudo que cozinho, já que meu marido é ovo-lacto-vegetariano. Mas na verdade é pra dar uma ajudinha, porque eu sou terrível na cozinha… ahahahahaha

    Bjuuussss

  6. Carolina disse:

    Achei o umami meio misterioso, mas parece ótimo.

  7. Caio Cabelo disse:

    Sou formado em gastronomia, então posso falar com alguma propriedade.

    Gosto/paladar é um dos sentidos. Que eu defino da seguinte forma: oque se sente na boca e não é tato.

    Por esta definição existe muitos outros gostos alem do doce, salgado, azedo, amargo e umami. Por exemplo o picante da pimenta, pessoas sensiveis podem ate sentir irritação com pimenta na pele mas a 'picancia' (sem duplo sentido) é só na boca mesmo.

    Será que alguem conhese o Jambu? Aqui no interior de São Paulo onde moro pouca gente sabe do que se trata, mas é muito conhecido no norte de nosso pais e acompanha alguns pratos famosos como o tacaca. Esta plantinha que lembra de longe o espinafre da uma dormência/formigamento na boca e lábios que sempre me lembra da anestesia de dentista! Acreditem ou não esta ai outro sabor que sequer tem um nome.

    Podemos dizer que a cultura ocidental esta descobrindo a gastronomia e outras viadagens muito recentemente. Afinal de contas a gula e o prazer são pegados. Outras culturas, que não tem o rabo preso na mesa como a Indiana ou a Chinesa tem nomes para mais de 10 tipos de gostos (a indiana era 16 se não me engano).

    O comentário já esta grande e vou parar por aqui, mas este tema rende um podcast de tão abrangente, poderia entrar nos cheiros, texturas e cores que também compõem o Gosto.

  8. Caio Cabelo disse:

    Acabei digitando errado, quis dizer que: gula e prazer são "PECADO" (na visão religiosa ocidental). E não "PEGADO", que não faz o menor sentido!

  9. kleber ivo disse:

    Só eu que pensei do Unagui do Ross em Friends????? rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *