Dietas para o Verão: foge que é cilada

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 26 de outubro de 2011

Com os dias mais quentes chegando, muita gente começa a embarcar na “operação Verão”, com o objetivo de poder desfilar por aí com um corpitcho livre de gordurinhas. Com toda essa demanda por fórmulas fáceis e rápidas, voltam à tona as dietas da moda que, por vezes, em vez de ajudar oferecem risco à saúde. Entenda porque:

Dieta dos Pontos
Cada alimento tem um número de pontos cadastrados numa tabela. A cada vez que você come, tem que somar os pontos correspondentes ao alimento. Em média, mulheres têm direito a 300 por dia. Já os homens podem consumir 400 pontos diariamente. A duração recomendada é: por quanto tempo você quiser.
Riscos para a saúde: A Dieta dos Pontos pode levar a casos de anemia, osteoporose e outras doenças. Isso porque a ela não orienta escolhas saudáveis dentro do valor de pontos permitidos. Sendo assim, um gordo sem noção poderá passar o dia comendo apenas chocolate.

Dieta das Notas
Parecida com a dieta dos pontos, atribui notas aos alimentos. O número de notas permitidas por dia varia de acordo com a altura de quem faz. Para ficar mais “divertido” os alimentos são divididos em estrelas, que determinam quantas vezes podem ser consumidos na semana. A duração recomendada é: por quanto tempo você quiser.
Riscos para a saúde: Apesar de apresentar um certo equilíbrio no cardápio, por ser pobre em carboidratos, a Dieta das Notas deve ser evitada por pessoas que têm problemas renais.

Dieta do Índice Glicêmico
Leva em conta o índice glicêmico (IG), ou seja, a velocidade com que os carboidratos e açúcares são absorvidos pelo organismo. Como privilegia alimentos com menor IG, faz a pessoa comer muitos legumes, verduras, carnes magras, alimentos integrais e frutas, com algumas exceções. Como as farinhas refinadas e alimentos ricos em açúcar possuem IG alto, eles são banidos. A duração recomendada é: por quanto tempo você quiser.
Riscos para a saúde: Apesar da dieta ser mais ou menos equilibrada, deve ser evitada por quem tem colesterol alto. Por outro lado, a Dieta do Índice Glicêmico é muito utilizada por diabéticos.

Dieta Detox
Com a promessa de aliviar a carga sobre o intestino, fígado e rins, a partir da ingestão de alimentos naturais, ricos em fibras, a dieta detox ou desintoxicante proíbe a ingestão de alimentos industrializados, gorduras saturadas e trans, frituras, alimentos refinados, refrigerantes, adoçantes, carnes vermelhas e embutidos em geral. A duração recomendada é: por 7 dias.
Riscos para a saúde: Como é pobre em proteínas, prolongar a Dieta Detox pode causar anemia.

Dieta do Dr. Atkins
Segue o padrão da Dieta da Proteína e Zero Carboidrato. Prioriza a ingestão de saladas verdes, ovos cozidos, carnes em geral, laticínios, entre outros alimentos ricos em proteína. Entre os alimentos proibidos estão arroz, feijão, biscoitos, açúcar, farinhas e derivados, mandioca (aipim), sagu, batata, apresuntados, ervilha, milho verde e massas. A duração recomendada é: por 15 dias.
Riscos para a saúde: Além de haver grande perda de água e músculos, a Dieta do Dr. Atkins não fornece vitaminas e minerais nas quantidades adequadas. Gera também muitos resíduos metabólicos, que podem sobrecarregar os rins. Por isso, deve ser evitada por quem sofre de problemas renais e biliares, alterações hepáticas e colesterol alto.

Dieta da USP
Seu mecanismo é semelhante à dieta das proteínas, com mais restrições à ingestão de carboidratos. Há um cardápio específico para cada dia.
A duração recomendada é: por 7 ou 14 dias.
Riscos para a saúde: Não deve ser feita por quem possui problemas renais, biliares, úlceras, gastrites e alterações de colesterol. É possível que, ao fazer a Dieta da USP haja sensação de fraqueza, dores de cabeça, náuseas, tontura e mal estar. A grande perda de água e massa muscular pode dar falsa ilusão de emagrecimento.

Dieta da Papinha de Bebê
O cardápio contém apenas papinhas de bebês industrializadas. A duração recomendada é: por 7 dias.
Riscos para a saúde: Claro que papinhas de bebê industrializadas não suprem as necessidades nutricionais dos adultos. Como são de fácil digestão, não oferecem sensação prolongada de saciedade. E tem uma pegadinha: dependendo do número de potinhos ingeridos (que pode variar), é possível que a pessoa consuma mais calorias do que se estivesse seguindo uma dieta equilibrada! Para piorar, há grande perda de água e músculos, dando a falsa impressão de emagrecimento. Se isso não for suficiente para te convencer de que é uma furada, saiba que a longo prazo a Dieta da Papinha de Bebê pode provocar desequilíbrio metabólico, levando a vários problemas de saúde.

E aí? Você já fez alguma dessas dietas? Quer compartilhar com a gente a sua experiência? Deixe o seu comentário!

Para mim, depois de tanta informação, não resta dúvida de que o melhor caminho para emagrecer é a alimentação saudável e variada, o que não costuma ser o forte de dietas restritivas e radicais. Somente com o consumo de vários tipos de alimentos, que fornecem os diferentes nutrientes necessários ao organismo é que consigo enxergar o caminho certo para uma “operação Verão” de sucesso.

———————————–

Fonte: Dietas da moda: saiba onde mora o perigo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Dietas para o Verão: foge que é cilada”

  1. Mulheres disse:

    hahah a imagem do Bino foi ótima!!!

  2. Jucelene disse:

    Eu sempre começo e nunca termino. Será que adianta mesmo eu não tendo força de vontade. Isso é muito difícil pra mim. Me ajuda

  3. Leandro Erú disse:

    kkk eu ri com a foto do bino rs mto bom

  4. ana disse:

    eu nao condigo fazer dieta fico chateada comigo mesma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *