Dia dos Mortos ou Halloween?

Camila Dias
@diascamila

Publicado em 31 de outubro de 2011

Hoje, 31 de outubro, os anglo-saxônicos comemoram o famoso Halloween. O significado de halloween vem de hallow evening, em inglês,  pois a noite do dia 31 de outubro para 01 de novembro é considerada “noite sagrada”.

Nos Estados Unidos, as pessoas se vestem com fantasias que variam de caveiras, dráculas e zumbis até uma linda fadinha. À noite, saem por aí batendo de porta em porta, pedindo uma gostosura sob a ameaça de que, se não ganharem, provocarão uma travessura. Quando o dono da casa abre a porta, se diz “Gostosura ou travessura?”. Se a gostosura é entregue, perfeito, do contrário o dono da casa pode acordar no dia seguinte com alguma surpresa lhe esperando.

Quando eu morei nos EUA, chegou uma hora que os doces acabaram e não tinha mais nada para distribuir, então, o jeito foi fechar toda a casa, apagar as luzes e fazer de conta que não havia ninguém lá.

No México, temos o Dia dos Mortos que é celebrado em 02 de novembro. Diz-se que os povos pré-colombianos já comemoravam essa passagem. Acredita-se que nessa data, os mortos voltam para visitar os vivos, então todos comemoram com uma grande festa, com comida, doces, música e toda aquela alegria que ressalta o alegre prisma de cores que o México já tem.

Já no Brasil, temos o feriado no dia 02 de novembro em honra ao Dia de Finados. Muitas pessoas, geralmente os cristãos,  vão até o túmulo de seus entes queridos, levam flores, fazem preces.

O Google aproveitou essa data para fazer um Halloween Doodle bem legal, você já viu?

Já escolheu de que jeito vai comemorar essa data? Independente da forma, espero que você tenha um Feliz Dia dos Mortos!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Dia dos Mortos ou Halloween?”

  1. Belíssimo post, Mi!

    Mas permita-me fazer uma pequenina correção: Halloween vem da expressão inglesa “All Hallows Eve”, a véspera do Dia de Todos os Santos (01/11), data na qual (segundo os celtas) os espíritos estariam livres para visitar o mundo dos vivos!

    Vida Longa e Próspera

  2. Carolina disse:

    Sei que não vou ao cemitério porque fica cheio demais.
    Vou colocar aqui o link de uma animação mexicana sobre o mundo dos mortos chamada Hasta los Huesos. Mostra um homem que morre e, chegando lá, conhece a Catrina, uma das figuras mais populares da Festa do dia dos mortos, que é uma caveira chique. Para quem não conhece vale a pena ver http://www.youtube.com/watch?v=aM6sP61zNx4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *