Há Nerds ao meu redor

Camila Dias
@diascamila

Publicado em 02 de dezembro de 2011

Vamos levantar polêmica aqui hoje? Afinal, o que é ser nerd? O que você precisa ter para ser nerd? Como você deve se comportar para ser considerada(o) nerd? Seus pais são nerds?  Você é casada(o) ou namora um nerd? Você é NERD?

Eu, por exemplo, sou filha de nerds e SOU NERD sem sombra de dúvidas! Odiava educação física na escola,  não era escolhida para os times a não ser que faltasse um último jogador, não era chamada para as festinhas, gosto de ler gibi, uso óculos, cresci ouvindo música clássica em casa e continuo gostando até hoje.

Minha estante de livros é super diversificada, tenho gibis, coleções de livros do tipo Biblioteca do Escoteiro Mirim, coleção dos livros infantis do Monteiro Lobato[bb], além de literatura brasileira, americana e britânica, livros sobre educação, astrologia, contos, receitas culinárias e outros assuntos. Detesto a língua portuguesa, mas isso não é desculpa para não saber usá-la. Esse é o idioma que nos foi imposto, então que façamos um bom e correto uso dele. Fiquei doente com as novas regras de gramática que inventaram, socorro! Cadê o trema, aquele LINDO?

Já colecionei VHS e hoje adoro minha coleçãozinha de DVDs de animações, principalmente Disney-Pixar, mas não recuso os bons e velhos Warner Brothers, ah o Perna Longa é divertidíssimo!

Acho que sou uma nerd na escala “leve”, mesmo pesando 90kg, pois não gosto de colecionar action figures, posters e miniaturas em geral, mas isso é mais por uma questão de espaço e custo. Dá uma baita preguiça de ficar tirando pó de prateleira com esses objetos.

A minha cara metade já está em um nível mais alto de nerdice. A cada promoção de lanches felizes, ele choraminga dizendo que quer todos os brindes. Quando me mudei pra casa dele encontrei uma coleção gigantesca de VHS em cima da estante, mesmo não tendo mais o aparelho para assistir. Ele coleciona milhares de HQs, sabe o nome de todos os desenhistas, arte finalistas e tudo o mais que pode haver no conjunto de know-how deste assunto.

Agora que você já sabe as nossas manias nerd, conte-nos sobre as SUAS MANIAS nerds!

Uma dica legal, escute a participação de Dudu Sales no Nerdcast que saiu hoje e ouça a participação do Azaghal no Papo de Gordo sobre Nerds.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

37 respostas para “Há Nerds ao meu redor”

  1. Leo Luz disse:

    “A minha cara metade já está em um nível mais alto de nerdice. A cada promoção de lanches felizes, ele choraminga dizendo que quer todos os brindes” – OKAY, eu fiz isso na última sexta com o Mc Lanche de Pokemon.. hahahahahaha

    Resumindo, Kell e eu somos tão nerds que vocês, do PdG, nos apelidaram de Casal Honey Bunny/Pumpkin, de Pulp Fiction.
    Hahahahaha

  2. KellBonassoli disse:

    Ser nerd está na moda, na minha época tinha que estudar para ser considerado um, ou, se dar bem na escola sem estudar e com isso ser o alvo do ódio de seus coleguinhas.
    Era o meu caso. Que culpa eu tinha se entendia com facilidade e tinha minha própria lógica para lembrar das coisas?
    Com o tempo as coisas foram nivelando, hoje estou cercada de gente muito mais inteligente do que eu, e o mais legal.. eles deixam eu me sentir “um deles” :P
    O isolamento na infancia me fez amar ler. Leio até bula de remédio. Gosto de filmes, principalmente ficção e suspense e passei a acompanhar as animações mais de perto depois que me tornei mãe. Pixar está no meu coração.
    Assisto animes, leio mangá, ouço podcast, assino um monte de feeds e tento ler o maximo possivel.
    Sou nerd pobre, não coleciono action figures tambem :P.

    • Camila Dias disse:

      Realmente, o preço dos action figures são de chorar. Meu filho tem um colega que leva o Buzz Lightyear (aquele grande) para a escola todos os dias, ele vê, pega, abraça, idolatra, mas o troço custa quase R$200.
      Eu leio de tudo também bula de remédio, caixa de Sucrilhos, kkk ADORO!
      Obrigada por comentar, abraço!

  3. Jackson disse:

    Que bobeira. Texto cheio de clichês, sem profundidade nem originalidade. A sua descrição de nerd a mim mais parece a descrição de uma criança grande que gosta de colecionar bugigangas do mundo pop. Nem mais nem menos.

    • Camila Dias disse:

      Jackson » No início do texto, eu convidei os leitores a comentarem sobre as definições de “nerd”. No texto, comentei os traços NERD que eu e meu marido temos. Não acho que Nerds sejam apenas crianças grandes, não foi essa a minha intenção. Te convido, de coração, para comentar aqui nos passando a sua descrição sobre o assunto.
      Um abraço, Camila

    • Fred Aguiares disse:

      Pena que nunca saberemos a sua descrição de NERD, Jackson!

      Alias… pena nada, se vc apenas criticou, significa que p/ vc CRITICAR é mais relevante!

      Vai fundo…
      Que dahoraavida!

  4. Iza Prado disse:

    Não sei se sou nerd!
    Na verdade, acho que não sou nerd…
    Verdade!

    Na época da escola, odiava educação física, não era escolhida para os times (nunca mesmo!), não era chamada para as festinhas, adorava estudar, fazia toda a tarefa de casa, cobrava correções da tarefa de casa, fazia os trabalhos com antecedência, me matei de estudar na época do vestibular e só tive alguns “rolos” sentimentais na faculdade. Ou seja, nunca fui nerd, sempre fui CDF.
    Aiiii!

    Mas, ao mesmo tempo, sempre fui um ser fofo.
    Por isso, sempre tive bonequinhos e itens pequenos de colecionador – meu sonho é ter uma coleção de Barbies, acredita?!
    Mas, depois da faculdade – na época de meu mestrado -, acabei desenvolvendo alguns traços mais nerds. Comecei a ler mangá (Death Note é tudo!), comprei alguns HQs adultos (Lost Girls do Alan Moore) e comecei a juntar gibis mesmo (Turma da Mônica Jovem, Luluzinha Teen, etc.).

    Para completar, minha alma gêmea é um pouco nerd também – principalmente por ser fã de Star Wars! Meus amigos são nerds também e com muito orgulho. Ou seja, há muitos nerds aos meu redor e sou bem feliz por causa disso!

    • Camila Dias disse:

      Iza Prado » Eu sempre tive muitas dificuldades nas matérias de ciências exatas, ficava em 2ª época (recuperação) todos os anos em matemática. Em compensação, em línguas portuguesa, inglesa, história eu ia super bem.
      Meu sonho é ter um quarto cheio de bonecas, Barbies inclusas!!!!! Imagina, que lindo, um quarto todo rosa, com prateleiras de cima a baixo cheias de bonecas??? (ops, melhor eu ter cuidado pro pessoal não achar que tenho síndrome de Michael Jackson)!
      Abração!

      • Iza Prado disse:

        MEU SONHO ter um quarto rosa repleto de Barbies.
        As bonecas para colecionadores são LINDAS… Sempre fico babando!
        Não tem jeito!
        As únicas que guardo com MAIS carinho são as 5 bonecas das Spice Girls. Um sonho!

        Quanto a época de escola, sempre tive dificuldades com áreas exatas também! Fisica, química (não a orgânica) e matemática sempre me daram muita dor de cabeça e, por isso, me matava de estudar. Por causa disso, fazia até os exercícios extras da lição. Assim, nunca peguei recuperação ou exame, mas era algo sofrido, viu?!
        =)

        Adorei o post!
        Dá para discutir bastante o tema!

  5. Calista disse:

    Acho que não sou nerd não…
    Quase apanhei na época do ginásio porque fui criticar os acéfalos que estudavam comigo, nessa mesma época fiz um acordo com meu professor de educação física pra apenas frequentar as aulas e não fazer nenhuma atividade física. No colegial desafiava meu professor de história, pois sabia mais do que ele. Vou viajar e a mala com notebook, celular, carregador, etc, fica mais pesada que a mala com roupas. Sonho com o dia que poderei me conectar por um plug ligado a minha cabeça… Bom acho que não sou nada nerd hahahahaha
    Ótimo texto Camila! Adorei

  6. Talita disse:

    Adorei o texto, Ca!

    Embora as pessoas me chamem de nerd, não me considero uma. Acho que ainda tenho que comer muitos livros, HQs, filmes, games pra receber o título.

    Me identifico com muitas coisas, mas não acho que isso faça de mim uma nerd, no máximo uma pessoa muito curiosa.

    E eu não gosto desse título e a aura que se criou em torno dele. Basta procurar “anCioso” no Twitter e ver quantas dessas pessoas colocam que são “NeRdS” na bio. Meio bizarro… Mas isso daria pano pra outro post. =)

    Beijos!

    Talita

    • Mi disse:

      Muito interessante teu ponto de vista quando dizes que “eu não gosto desse título e a aura que se criou em torno dele”, Tali, me fez refletir um monte de coisas, mas só vou apontar essas reflexões no próximo post! :D
      Brigadão!

  7. KellxD disse:

    Smart is the new sexy! ;D

    Excelente texto Miii! =**

  8. Fábio Uliana disse:

    Também me identifico como Nerd muito antes de isso ser associado à coleções, cultura pop ou coisas do gênero. Sou do tempo em que Nerd era aquele que gostava de estudar, o famoso CDF.
    Sempre gostei de saber das coisas, saber como funcionam, saber como acontecem, porquês, etc.
    Também não era muito chegado à Educação Física, sempre era o último escolhido para esportes coletivos, mas até que sou um nadador razoável.
    Passei boa parte da minha adolescência com ódio de literatura por conta dos malditos livros que era obrigado a ler/decorar para as aulas de português. Parece que aquelas professoras se reuniam e procuravam os livros mais ignóbeis pra botar na lista das turmas.
    Hoje, depois de ser apresentado a bons livros, virei um comprador compulsivo. Tanto que tenho cerca de 30 livros não lidos na estante (já abarrotada), e me controlando para não comprar mais.
    HQ’s sempre me fascinaram, mas meus pais não curtiam e não incentivavam esse tipo leitura. Comprava quando sobrava algum dinheiro do lanche da escola. Por isso eu nunca segui nenhuma editora ou linha de heróis.
    Bem, me alonguei pra caramba. Além de Nerd, sou um tanto quanto prolixo. Bem, adorei o post, Camila.
    Cada vez estou curtindo mais.

    • Mi disse:

      Quase chorei quando tu disse que comprava HQ com o dinheiro do lanche! Tenho certeza que valeu a pena consumir histórias no lugar de um lanchinho! Eu também tenho vários livros na prateleira para serem devorados, falta-me tempo e disposição depois da mega jornada diária…
      Muito obrigada por passar por aqui e compartilhar seu lado nerd!

  9. Apesar do termo estar em evidência, acho que começou a ficar difícil qualificar o que é o “ser nerd”.
    Se pegarmos pelo tipo físico atribuído aos nerds, menos 1 ponto pra mim: sou alto (1,88m) e, apesar da barriguinha de cerveja, ainda não estou tão fora do peso. Uso óculos (+ 1 ponto), mas pratiquei esportes desde pequeno e parei há pouco tempo por problemas na coluna (+ ou – 1? Fiquei confuso). Deixemos a pontuação de lado, então.

    Gosto de muita coisa considerada nerd, como literatura (apesar de achar que literatura seja universal), séries, quadrinhos, action figures e afins.
    Acho que se tivesse mais dinheiro, teria mais “brinquedinhos de nerd” subindo alguns pontos no ranking. =D

    Mas a característica que acho a mais marcante no nerd, é a de buscar a fundo os assuntos que interessam… “fuçar” mesmo. E justamente essa não faz parte dos meus hábitos, até pesquiso o que me chama a atenção, mas não a ponto de me tornar um expert (ou bitolado, depende do quando se aprofunda) no assunto.

    Enfim, na minha opinião a cultura nerd está se expandindo, deixando de ser um nicho tão específico. Daí a dificuldade em se classificar o “nerd de raiz”.

    Abração.

    • Mi disse:

      Muito legal teu comentário! Afinal, como você praticou esportes e aparentemente não fugia das aulas de educação física, teus pontos ainda estão por serem completados, né? ;-P kkk
      É o máximo saber que ainda há pessoas que se dão ao prazer de ir caçar todas as informações possíveis sobre um tema que tenha escolhido.
      Muito obrigada pelo testemunho!
      Abração!

  10. fad disse:

    Eu fui influenciado pelo meu irmão na nerdisse, apesar de não ser um nerd clássico dos 80, nasci em 94, mas não deixo de ser um.
    Desde cedo aprendendo inglês com meu Zelda Ocarina of Time no N64, lendo pilhas de HQs da Monica e assistindo Caverna do Dragão.
    Aprendi outra língua muito rápido e com o video game, li muita coisa de história com as enciclopédias aqui de casa (numa época que a internet ja era popular, mas eu não tinha, obvio), e então mais tarde fui me interessar por Senhor dos Aneis, quando passou pela primeira vez no SBT, olha só. Depois Star Wars, enfim, todo esse massivo produto veiculado aos nerds

    • Mi disse:

      A primeira vez que assisti Senhor dos Anéis, foi uma versão animada, antes de lançarem os filmes, muito legal!
      Star Wars nunca vai sair de moda, é o pretinho básico dos nerds, kkk
      Muito obrigada pelo comentário!
      Abraço!

  11. Carô priimmmmaaa disse:

    OI Cami, então tbm tenho meu lado nerd, adoro ler tudo q é embalagem, de onde vem e o que tem…..placas de carros vale tbm?
    Sou casada com um “mais que nerd” hehehehe!! Esse sim, sabe tudo que acontece em tecnoligia, eletronica e coisas do genero, ele vem me explicar e eu fico viajando tentando entender tantos nomes, que nem lembro pra escrever aqui para vcs saberem….enfim, gosto disso pois assim aprendo tbm!!!! Ele tbm é autoditada, aprendeu alemão sozinho, sabe francÊs, inglÊs, arabe e até russo hehehheheheh, é eng. mecânico , ama internet .

    Bjo e amei o tema!!!!

    • Mi disse:

      Eu pensei que eu fosse a única que lesse placas de carro na rua… alívio!
      Eu acho o máximo quem consegue ser autodidata e aprender não só uma 2ª língua, mas a 3ª, 4ª em diante! Que cérebro invejável!!! Se ele gosta de Big Bang Theory tá mais que comprovado que é nerd!
      Brigadão pelo apoio!
      Beijoooo

  12. Carô priimmmmaaa disse:

    ahhhhh ele tbm gosta de assistir the big bang teory!!! :D

  13. Carolina disse:

    Às vezes quando eu falo ou escrevo alguma coisa dizem “que comentário nerd”. Mas não me acho nerd, só um pouco geek, se bem que a maioria das pessoas não diferencia né? Se eu fosse nerd teria sido uma boa aluna. A única coisa que tenho em comum com os nerds é não curtir a educação física e seus esportes de equipe cheios de gritos, ameaças e demonstrações de satisfação tresloucadas e cheias de suor.

    • Mi disse:

      Suor écaaaaaaaaa, putz, eu nunca consegui ser boa em esportes de equipe. Esses tempos, encontrei no Facebook algumas colegas de ensino fundamental, aquelas que não me escolhiam pros times, confesso que ainda tenho um certo “receio” de conversar com elas…parece que até hoje estão me olhando como quem diz: essa magrela não saber jogar nada. (sim, eu era raquítica na época).
      Vsleu pela colaboração! Abraço

  14. Fred Aguiares disse:

    Acredito que nunca fui NERD como sempre foi vendido…na escola sempre fui aquele que circulava entre grupos diferentes sem me fixar em um especifico, tipo um mensageiro, eu me sentia bem em moderar grupos rivais e tudo mais e me beneficiar com isto…rsrsrs

    Já sobre cultura, nunca fui de estudar… Alias detesto até hj, meio que dei sorte… Mas sobre os ícones de entretenimento como filmes quadrinhos e tudo mais, sempre devorei… Será que isto, só isto me torna um NERD? Gostar de informação e se aprofundar somente do que te interessa, talvez num seja assim tão NERD, mas por conta da proximidade de interesses entre o que eu gosto e o que a maioria dos nerds gostam talvez eu até seja classificado como tal…rsrsrs
    Sei lá… Tá meio que muuuuito na moda se dizer ser NERD mas logo passa… Alias virou meio Hypster ser NERD né, acho tão estranho isto!

    Bjs

    Ps: Vc prefere comentários aqui ou direto no Link do facebook?

    • Mi disse:

      Visualizei você todo revoltadinho indo pra lá e pra cá nos diferentes grupinhos, kkk era assim?
      Sobre os comentários, fique à vontade de usar o meio de envio que melhor te parece!

      Obrigada pelo apoio!
      Abraço!

  15. Gaby Lando disse:

    Eu tbm não sei definir mto bem o que é ser nerd.
    Desde pequena me acostumei com o termo CDF, e acho que, em alguns aspectos, me identificava com o rótulo.
    Sempre fui mto estudiosa, só não ia bem em Matemática e Ed. Física (OHHHH, tu vê né!Heheh). De resto era quase sempre 9/10 pra cima!
    Como sempre fui a maior dos colegas, sofria “bullying” desde o prézinho (quer dizer, acho que sofria antes ainda, mas é a partir daí que eu mais me recordo), então eu era a “Gigante contra vários Golias” :P Apanhava e batia nos meninos quase sempre! Aprendi a me defender desta forma, quando ainda não tinha cérebro totalmente desenvolvido para replicar com palavras… E até acredito que sofrer tanto bullying me levou a querer saber mais e mais dos estudos. Teve um época, aí pela 3ª-4ª série, que eu passava todos os recreios na biblioteca. Aqueles 20 minutos eram o tempo das minhas epifanias ao ver livros-pinacotecas de vários pintores, de artistas de muitas épocas! Fora os livros de ciências mtoooo antigos que eu já lia aí. Aliás, eu todo ano ganhava um livro da biblioteca, por ser a aluna da turma que mais tinha lido durante o ano!
    Aos 10 anos pedi de presente pra minha mãe o Alquimia – Segredos da Natureza. Pois é, primeiro kit de química e já sabia que seguiria por aí pela minha vida a fora! :D
    Bom, 2º grau fiz técnico em informática, mas aí já não era muito cdf. Era a revoltada, que escutava metal. Ou era assim que as pessoas me viam, ehhe!
    Desde os 15 anos sabia que queria fazer química, e cá estou eu AINDA fazendo! Hehehhe! Acho que deixei o “cdfzismo” pra trás, pq tá louco!!!! Ahahha!
    Ainda gosto de ler, ainda amo artes em geral, ainda sei MTO de história, mesmo tendo aprendido bastante física e matemática, e aderi a coisa que devo considerar a mais nerd de todas: JOGOS!!
    Meu vício é jogar no emulador coisas antigas do Nintendinho e claro, WORLD OF WARCRAFT! Tenho uma guilda e tudo mais! Amo aquilo, me tira do mundo e dos problemas!
    Tá, e já escrevi demais e ainda não sei definir um nerd, só sei que tem que gostar de jogos! Pronto!

    Beijos, Cami!

    PS: Aqui no meu captcha tá escrito MATLAB!!! Pessoas das exatas sabem do que falo, ahahha! Até isso tá nerd hj!!!

    • Mi disse:

      Passar a hora do recreio na biblioteca é muuuuuuuito nerd!
      Eu amava a biblioteca da escola, passava tardes lá, me livrava de ter de cuidar dos meus irmãos menores (shame!!) enfim, cobria a mesa com pilhas de livros e levava hoooras pra fazer um trabalhinho de peesquisa de 20 linhas.
      Acho que comecei meu lado nerd por refúgio, mas, pelo menos não me refugiei em drogas e tals. Gosto de pensar assim, ser nerd é ser um tanto quanto mais saudável.
      Brigadão por compartilhar tua definição de nerd, nona!
      Beijão!

  16. Hatake Diogo disse:

    Parabéns pelo texto, o leque de discussões é grande….

    Na época do fundamental até gostava de Ed. Física, mas com o advento de começar a jogar RPG e Magic, comecei o hábito de matar aulas…
    Mais pra frente, colegial, comecei a delinear o caminho da cultura nerd: discussões com os professores de humanas e o ódio pelas matérias de exatas, além de continuar matando aulas, mas dessa vez pra ir pros fliperamas e lan-houses.
    Na facul, eqnto a galera leva caderno, eu procuro tomada pra usar o note, além da quantidade de confusões com professores pro conta de usar fone bluetooth al time.

    Mas falando de colecionar, hoje em dia estou chegando aos 1 mil e tantos mangás (comecei a colecionar os quadrinhos do oriente com Akira), do ocidente, fora oq tive que me desfazer (qse tudo formatinhos da Abril/Globo/Ebal) por falta de espaço, hoje em dia só coleciono DC, mais especificamente as coisas do Gladiador Esmeralda, além de Graphic Novels e talz (Um dos itens mais legais dessa parte é Watchman de 1988, a edição 1 é do mês que nasci).
    De mídias, tenho de vinil à Blu-Ray (comprado ontem), principalmente em dvd uma das melhores franquias de seriado que já vi: Stargate (SG-1, Atlantis e Universe).

    Abraço

    • Mi disse:

      Exatamente, vc tem razão quanto ao enorme leque que esse tema abre!
      Quando eu estava na facul (1999-2003), o advento do note ainda era algo muuuito além do alcance financeiro. Levar note para aula seria um ato pra lá de esbanjador. Eu tinha um professor qu elevava, sentia um pingo de inveja, tbm queria poder ter um note para fazer minhas anotações, fotos do quadro ou até gravar o que o prof estava falando. Acho que eu teria tido muito mais facilidade para estudar e assimilar algumas matérias em casa se tivesse um note!
      Muito obrigada pelo seu testemunho!
      Abração!

  17. Excelente texto Tia Mi, nossa eu tenho algumas manias , de tipo estudar sobre tokusatsus e sobre o japão, putz meu sonho é no minimo passar um ano no japão, ou ter o poder de um mês por ano passar lá.

    Gosto muito de tokusatsus, eu sou do tipo que se fosse magro faria cosplay de super sentai ou kamen rider com toda a certeza pois realmente não quero simplismente fazer um cosplay de uma coisa que eu gosto muito e ficar ridiculo me olhando no espelho. se fizesse agora ficaria como se o dudu usando um spandex vermelho em todo o corpo (Alusão só pra vocês ficarem abominados com a cena ou sena segundo a sasha =P).

    outra mania é meus video games que gostava por demais, penas que pra investimentos tive que vende-los, mas tudo pelo meu futuro. mas chorei cada vez que vendia um deles.

    bom já ta bom até aqui, parabens o texto estpa muito legal

  18. […] – COMENTAR Tweet (Se você não leu a parte I, passe lá […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *