Aprenda como conservar cada tipo de queijo

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 18 de dezembro de 2011

Você quer impressionar seus convidados durante as festas de fim de ano? Uma boa maneira é providenciar uma boa mesa com queijos de vários tipos. Porém, de nada adianta investir uma boa grana nessas delícias se, antes da Noite Feliz e dos fogos do Ano Novo, você colocar tudo a perder porque não tomou os cuidados necessários para o armazenamento adequado.

A primeira coisa que você precisa saber é que existem diversos tipos de queijo e, consequentemente, várias maneiras de armazenar e conservar esses produtos de acordo com as características que eles apresentam. Pra facilitar, comece observando as especificações da embalagem e do local onde o alimento foi adquirido.

Por exemplo, se o produto está exposto sob refrigeração é claro que, ao chegar em casa, ele deve ser mantido assim! Por outro lado, queijos duros, muito maturados e secos, podem ser armazenados fora da geladeira por quase não apresentarem umidade na massa.

Queijos frescos

Por causa da maior quantidade de umidade, os queijos frescos (ou brancos) devem ser conservados dentro da geladeira.

Além disso, para ter a sua ricota, o cotage e o minas frescal sempre no ponto certo para o consumo coloque-os dentro de um pote hermeticamente fechado e consuma em poucos dias depois de adquiridos.

Queijos amarelos

Os queijos amarelos têm texturas que vão do cremoso ao macio e  também devem ser mantidos na geladeira. É importante manter o seu gorgonzola, prato, gouda e outras delícias o mais protegidas possível contra o ar em potes fechados, ou mesmo embrulhando-os em papel filme, alumínio ou celofane.

Os tipos brie e camembert devem ser cobertos pelo papel original com o qual são comercializados, pois trata-se de uma embalagem especial que ajuda a manter suas características.

Os queijos mofados precisam ser vedados com muito cuidado! Se você os colocar na geladeira abertos, eles podem trocar odores com os outros alimentos e também contaminar outros itens com os fungos naturais de sua composição.

Queijos duros

Reino, o parmesão, provolone… enfim… queijos muito maturados e secos podem ser armazenados fora da geladeira porque quase não apresentam umidade na massa.

No entanto, tome cuidado com os que trazem na embalagem a indicação de que devem ser mantidos em temperatura ambiente. Isso porque, dependendo da região de fabricação, o clima é mais ameno do que onde você mora. Sendo assim, os mais maturados e secos não devem ser mantidos fora da geladeira em regiões onde o clima é mais quente, como no norte e nordeste do país.

Outro exemplo são os queijos importados da Europa, como o gouda, emmenthal e suíço, que são adaptados para a temperatura ambiente da sua região de origem, e não para a brasileira.

Quer saber mais sobre este assunto? Visite o site da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo.

Eu e o tio Lucio somos APAIXONADOS por queijos e vamos tomar mais cuidado agora com essas delícias!

——————–

Fonte: Aprenda a maneira correta de conservar cada tipo de queijo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Aprenda como conservar cada tipo de queijo”

  1. Ricardo Oliveira disse:

    Adorei o post Maira. Muito informativo.

  2. Monique disse:

    Dizem que na Franca a cultura do queijo e tao forte, que comparei com Salvador.
    Em Salavdor temos 365 igrejas, uma para cada dia do ano, na Franca eles tem 365 tipos de queijo, sera que comem um diferente a cada dia?????

  3. Camila disse:

    Queijo gorgonzola um dia fora da geladeira faz mal?

  4. ELAYNE disse:

    Gent, comprei ricota novinha e imediatament lavei a embalagem e pus na gaveta abaixo do congelador d manha. Fim d ttard comi 1 boa fatia c pao e noutro dia ao meio dia, mas no terceiro dia no cafe da manha ja me deu 1coisa, tipo salmonela, so q era mui as dores no abdomem. Fiz tratament bem feito c soro, agua d limao, frutas p prender, legumes p reforçar e quase me afoguei c tant agua kkk Quarto dia, c medo d comer d manha, notei q tav melhor e lai vai eu comer a danada no lanxe da tard. Piorei d novo. Gent, iso é 1veneno! Comeh q ese povo fresco se acostuma a comer iso td dia, ainda + em dieta? Absurdo iso. Quase morro. Nao da p perceber si ta estragada. Socooorro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *