Anvisa quer pão francês com menos sal

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 11 de janeiro de 2012

Você sabia que o pãozinho nosso de cada dia virou assunto tratado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)? Isso porque uma unidade do alimento, normalmente com 50g, tem cerca de 320mg de sódio.

Para você ter uma ideia do quanto isso pode impactar na sua vida, a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo diário de 2.000mg de sódio – equivalente a uma colher de chá de sal. Sua ingestão excessiva contribui para a pressão alta, doenças cardíacas e renais.

Sendo assim, com o objetivo de reduzir o consumo de sal no país, a Anvisa lançou o Guia de Boas Práticas Nutricionais para o Pão Francês. O guia, que tem adoção voluntária, traz orientações para as padarias e outras empresas de alimentação fabricarem o tradicional pãozinho com menor teor de sódio.

Entre as orientações contidas no guia está a de diminuir a adição de sal à farinha de trigo, que é um dos ingredientes da massa. Outra recomendação é pesar a quantidade de ingredientes da receita em uma balança, pois usar xícaras, copos e colheres como medidores não garantem precisão.

Acordo e saúde

Você deve estar lembrado que, em dezembro passado, noticiamos aqui no Papo de Gordo que o Ministério da Saúde e as indústrias de massa, trigo e panificação firmaram acordo. Com isso, os atuais 2% de sal no pão francês passam para 1,8% até 2014. Também estão na lista do acordo: batatas fritas, bolos prontos, salgadinhos de milho e biscoitos recheados.

De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2009, consumimos pelo menos um pão francês por dia, principalmente no café da manhã ou no lanche da tarde. Sendo assim, a redução na quantidade de sal nesse alimento nos ajudará  a sair de duas perigosas estatísticas:

O brasileiro consome em média 3.200mg de sódio por dia, acima do indicado pela OMS.

– De acordo com pesquisa do IBGE, mais de 81% dos garotos e 77% das meninas na faixa etária de 10 a 13 anos ingerem sódio além do máximo tolerável.

Pare para pensar nisso tudo quando for pegar o saleiro para temperar a sua comida.

———–

Fonte:
Anvisa orienta panificadoras a produzir pão com menor teor de sal

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *