Leite de amendoim? Como assim?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 08 de maio de 2012

Você já ouviu falar em leite de soja… mas e leite de amendoim? Será que isso é bom?

Fruto de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a bebida pode ser feita em casa e misturada com frutas. Além disso, por ser mais barata que o leite animal (custa R$ 0,60 o litro), sua utilização na alimentação de moradores de comunidades carentes, bem como a distribuição em merenda escolar, seria indicada.

Nutrição e durabilidade

Entre as vantagens nutricinais os pesquisadores responsáveis por essa novidade destacam que o leite de amendoim é rico em proteína vegetal e pode ser consumido por quem tem intolerância à lactose.

Apesar de não substituir completamente o leite de origem animal, como o de vaca e o de cabra, o leite de amendoim possui alta qualidade. Os cientistas dizem que a bebida poderia previnir doenças cardiovasculares e ajudaria na redução do colesterol.

Outro ponto forte é a durabilidade. Sacos de leite de amendoim podem ser mantidos por até cinco dias em ambiente refrigerado.

Sabor

Os pesquisadores juram que o leite de amendoim foi testado e aprovado por “provadores credenciados”: alunos da disciplina ‘Análise Sensorial’, do curso de Química Industrial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Eles avaliaram quesitos como aroma, sabor, cor e textura. Na classificação de 0 a 9, a bebida recebeu a média 7.

Provadores “não credenciados” também participaram da pesquisa. Eles classificaram o leite com os conceitos ‘bom’ ou ‘muito bom’.

A bebida pode ser consumida pura, mas uma opção para deixá-la mais saborosa é misturar com frutas da região no liquidificador, como goiaba e umbu.

Quer provar?

O grupo responsável pelo desenvolvimento do leite de amendoim em laboratório utiliza uma máquina chamada de ‘vaca mecânica’ para produzir o extrato que vai proporcionar o preparo da bebida. Na verdade, a engenhoca funciona como um liquidificador, que tritura os grãos. Depois é só filtrar o extrato de amendoim e passá-lo por um processamento térmico.

Apesar da tecnologia usada na universidade, é possível produzir o leite de amendoim em casa.
Confira como preparar 1 litro da bebida:

– Lave bem 125g de amendoim cru e sem casca até a água ficar limpa;

– Cubra as sementes com água e deixe de molho por 8 a 10 horas em temperatura ambiente;

– Em seguida, lave bem as sementes e as leve ao fogo com água. Assim que levantar fervura, deixe descansar por cinco minutos;

– Leve o amendoim já branco ao liquidificador, adicionando 1 litro de água nova;

– Triture bem e use um coador para separar o extrato dos resíduos. Caso o produto não seja usado de imediato, aqueça por 10 minutos e mantenha em geladeira.

Se você teve coragem de fazer e provar, conte para a gente se gostou!

—-

Fonte:
UFCG desenvolve leite de amendoim para comunidades na Paraíba

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Leite de amendoim? Como assim?”

  1. Diego Manoel disse:

    Pelo que li, qualquer oleaginosa (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, entre outras), pode ser usada para fazer esse ‘leite’, só mudando um pouco a forma de se preparar.

  2. […] do futuro Gordices no YouPix Rio Papo de Gordo 83 (gravado na Campus Party) Vlog Sem Quilos Leite de amendoim Sundae de bacon Vai faltar bacon em 2013 Adolescente tem que fazer dieta à base de bacon Gordinhas […]

  3. Dina Pereira disse:

    Eu adoro inventar novas receitas, um dia pensei…. se existe leite de soja, porque não pode existir leite de amendoim? então usei o mesmo processo usado para fazer o leite de soja. Acreditem, ficou muito bom.

  4. Aline disse:

    Amamos o leite de amendoim, é espetacular! Parabéns aos inventores! Leite de vaca nunca mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *