Dieta anticâncer com carne vermelha (Oba!)

Vinicius Tapioca
@DrTapioca

Publicado em 15 de maio de 2012

Já pensou como seria legal comer carne vermelha e não ter que se entupir de peixe para se sentir saudável? Seus problemas acabaram, nobre rechonchudo! Um pesquisador francês, Dr. David Khayat, escreveu um livro chamado “A Verdadeira Dieta Anticâncer” que tem feito o maior sucesso na Europa. No livro o Dr. Khayat revela o resultado de uma metanálise de inúmeros estudos sobre alimentação e riscos de câncer que foram cruzados até se chegar, segundo ele, a uma dieta única e definitiva que reduziria em 20% as chances de se desenvolver esse tipo de patologia.

Dentre as dicas da boa alimentação ele limita o uso excessivo de alguns peixes ricos em ômega 3 como salmão, atum e espada, pois seriam ricos em metais pesados (arsênico, mercúrio, cádmio e chumbo) que intoxicariam as células, independente da forma de preparo (cru ou cozido). No entanto, vale lembrar que esses peixes são muito importantes para a elevação do HDL-Colesterol o que ajuda a prevenir, entre outras coisas, o infarto do miocárdio. Existem também os peixes que estão liberados como dourado e sardinha, que, segundo o pesquisador, não estariam contaminados por aqueles metais.

A carne vermelha, sempre vilã de todas as dietas, foi “perdoada” no livro do Dr. Khayat. Ele diz que o consumo moderado de carne não muito assada não aumenta o risco de câncer. O problema está no ponto de cozimento, se estiver muito passada (quase preta) aí sim faz mal. Não pense que com isso você está liberado para correr ao rodízio mais próximo e se empanturrar de picanha e maminha malpassadas, a gordura em excesso ainda é prejudicial, nada mudou nesse aspecto.

Os heróis do livro da dieta anticâncer já são conhecidos: as fibras, por facilitar o trânsito intestinal diminuindo o tempo de exposição das paredes intestinais às substâncias cancerígenas contidas nos alimentos; o vinho, especialmente o tinto, consumido com moderação também faria bem à saúde (como já descrito em vários outros estudos), mas o Dr. Khayat faz questão de frisar que não está recomendando o consumo de álcool, apenas esclarece que quem já o faz, não corre risco de desenvolver câncer. A romã é a única “novidade” da nova dieta, embora seus efeitos antioxidantes já tivessem sido descritos, ela nunca foi tão enfaticamente valorizada quanto agora.

Comer bem faz bem, todo mundo sabe disso, dietas e recomendações nutricionais sempre nos ajudam a direcionar nosso menu diário, mas o segredo é saber variar bem nosso cardápio e não se prender a só um tipo de alimento, além do mais, quem come ração é cachorro!

Assista a entrevista do Dr. David Khayat na Globo News clicando aqui.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *