Anda exagerando no self-service? A culpa é da cor do prato!

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 20 de junho de 2012

Pesquisadores do Laboratório de Alimentos e Marcas da Universidade de Cornell (Estados Unidos) descobriram que as pessoas costumam encher seus pratos de comida sem refletir muito sobre o que estão fazendo. Até aí, qualquer um que já tenha almoçado em um self-service já sabia. A novidade do estudo, porém, foi a relação entre a cor do prato e o quão cheio ele fica.

Para ser bem preciso, o que está em jogo não é exatamente a cor do prato, mas o seu contraste com a cor da comida. Quanto maior esse contraste, mais cedo a pessoa tem a sensação de que o prato “tá beleza”. O contrário também é válido: se a cor do prato for muito próxima à da comida, a tendência é enchê-lo bem mais (a diferença entre os dois extremos foi de 17% a 22% no tamanho das porções).

O tamanho também afeta a quantidade de comida, já que o normal é que as pessoas preencham de 70% a 80% do prato, não importando se é um pratinho ou um pratão. Ou seja: pratos maiores vão ter necessariamente mais comida do que os pequenos, independente da sua fome.

Em outras palavras: Se você quer comer menos, escolha pratos pequenos com bastante contraste (ou faça o contrário e ponha a culpa no prato). Agora, se você for dono de um self-service, coloque pilhas de pratos diferentes para quem está na fila do a quilo e quem encara o bufê livre, espertão.

—–

Fonte:
Mudar a cor dos pratos ajuda a perder peso

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *