O desafio é: preparar uma refeição nutritiva

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 22 de junho de 2012

A gente até tenta se alimentar bem, mas às vezes a forma como preparamos as refeições pode colocar tudo por água abaixo. Por isso, precisamos prestar muita atenção em quais são as maneiras adequadas para preservar todos os nutrientes e impedir a formação de compostos prejudiciais à saúde

Em busca de uma “cozinha inteligente”, pesquisadores e nutricionistas não se cansam de nos dar recomendações sobre a maneira mais adequada de combinar as comidas do prato. Isso porque há associações que podem incentivar a absorção de vitaminas e minerais, enquanto outras levam à perda e ao desperdício.

Combine certo

Algumas parcerias de sucesso à mesa estão fadadas à condenação. Um exemplo disso é a combinação de carnes com os derivados do leite. Ou seja, a péssima notícia é que aquele filé com molho quatro queijos, além de engordar, desperdiça nutrientes (cálcio e ferro) pois eles competem no intestino, que consegue absorver apenas um ou outro de cada vez. Sendo assim, o correto seria separar ambos. Ooooooooh dó!

Na verdade, se você quiser tirar o melhor da carne e obter mais ferro, o ideal é acrescentar à mesma refeição frutas como morango, acerola, kiwi, laranja. A vitamina C delas modifica o estado do ferro, permitindo que seja bem absorvido.

A dupla café com leite também não é aconselhável. Por quê? Simples: a cafeína prejudica o aproveitamento do cálcio. Portanto, quando for pedir um pingado + pão com manteiga, aumente o consumo de outros derivados de leite no intervalo das refeições para haver maior ingestão do mineral.

Confira na imagem acima outras combinações erradas que fazemos.

Cozinhe certo

Tão importante quanto a combinação, a forma de preparo dos alimentos pode potencializar ou reduzir seus nutrientes. Um estudo publicado Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos mostra um exemplo disso. Os pesquisadores comprovaram que o cozimento da carne (vermelha e branca) sob altas temperaturas pode levar ao surgimento de dois compostos químicos nocivos associados ao câncer: as aminas heterocíclicas (HCA) e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs).

O HCA pode se formar sobre a carne quando ela é frita ou grelhada. Por isso, a forma mais adequada é o cozimento lento, em fogo baixo, com o cuidado de manter a carne sempre hidratada. Outra estratégia para impedir a formação desses compostos seria a adição de ervas. Colocar alecrim na panela reduziu em até 92% a formação dessas substâncias. Já o coentro, açafrão e cominho ajudariam a prevenir a formação dos hidrocarbonetos em 39%.

Não curte esses “temperinhos”? Então a saída é compensar a presença desses compostos químicos nocivos ingerindo regularmente porções de folhas e legumes coloridos. Eles fornecem substâncias que ajudam o organismo a neutralizar a ação dessas substâncias.

Confira na imagem abaixo formas de preparo e combinações que potencializam o aproveitamento dos nutrientes:

E então? Pronto para aproveitar ao máximo os nutrientes dos alimentos?

Fonte:
Como tirar o melhor dos alimentos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “O desafio é: preparar uma refeição nutritiva”

  1. Arthur Santos Jeremias disse:

    Evitar, o pãozinho francês matinal, com café com leite (Famoso ‘pingadinho’)… Fica dificil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *