Nunca é tarde para começar a malhar!

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 06 de setembro de 2012

Nós vamos te contar um segredo, mas isso não é desculpa para adiar por mais alguns anos os seus planos de começar a fazer exercícios físicos, combinado?

Um estudo britânico constatou que, mesmo que iniciada tardiamente (após os 40 ou 50 anos) a prática regular de atividades físicas ajuda a proteger o coração.

Publicado na revista Circulation, a pesquisa contou com a participação de mais de 4 mil pessoas e foi conduzida por cientistas da University College London, em Londres. Eles constataram que quem fazia as duas horas e meia de exercícios físicos recomendadas pelos médicos apresentava índices menores de marcadores inflamatórios em seu sangue. A descoberta é importante porque, segundo os especialistas, a presença dessas substâncias em grandes quantidades foi associada ao aumento nos riscos de problemas cardiológicos.

Boas notícias

A redução dos marcadores inflamatórios ocorre mesmo naqueles que começam a praticar exercícios físicos na meia-idade. Não é preciso fazer exercícios pesados na academia! Caminhadas vigorosas e até jardinagem já contam para preencher a cota de duas horas e meia de atividade moderada por semana!

A redução dos marcadores inflamatórios ocorre mesmo naqueles que começam a praticar exercícios físicos na meia-idade.
Não é preciso fazer exercícios pesados na academia!
Caminhadas vigorosas e até jardinagem já contam para preencher a cota de duas horas e meia de atividade moderada por semana!

 

Outras constatações

Os participantes que disseram ter praticado a quantidade recomendada de exercícios físicos durante os dez anos de duração do estudo apresentaram os índices mais baixos de marcadores inflamatórios.

Até mesmo aqueles que disseram ter começado a fazer os exercícios físicos bem depois dos 40 apresentaram melhorias. Eles tinham menores índices dos tais marcadores inflamatórios do que aqueles que relataram nunca ter malhado suficientemente.

Os resultados se mantiveram mesmo quando os pesquisadores levaram em consideração outros fatores, como obesidade e o hábito de fumar.

Fique atento!

Não é porque demos boas notícias que você vai ficar tranquilão!

A equipe que fez a pesquisa explicou que eles se focaram em indicadores de problemas cardíacos de maneira geral e não sobre doenças do coração específicas, e que são necessárias mais pesquisas sobre o assunto!

Além disso, o estudo se baseou em relatos dos próprios participantes sobre a quantidade de exercícios físicos que fizeram. E todo mundo sabe que as pessoas (principalmente os homens de meia idade) tendem a superestimar a quantidade de atividades que fazem (ou são capazes de fazer).

Por via das dúvidas, a gente recomenda que você comece a se mexer já. Mesmo que seja por mais ou menos 30 minutos diariamente. Você terá os mesmos benefícios na perda de peso se comparado com seus amigos que passam 1 hora na academia. Não acredita? Então leia este texto:

Clique e descubra porque 30 minutos de exercícios físicos valem o mesmo que 1 hora quando o assunto é perda de peso

 

O que emagrece mais: 30 ou 60 minutos de exercícios físicos?

 

——————–

Fonte: 
Atividade física, ainda que tardia, ajuda a proteger o coração

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *