Atividades lúdicas diminuem risco de arterosclerose em crianças obesas

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 18 de abril de 2013

Atividades lúdicas diminuem risco de arterosclerose em crianças obesasBrincar é muito bom e todo mundo sabe disso. Além de ser divertido, também ajuda a combater a obesidade infantil. Agora, uma pesquisa publicada na Revista da Associação Médica Brasileira, afirma que atividades físicas lúdicas e recreação também reduzem fatores de riscos cardiovasculares em crianças obesas.

O estudo (que pode ser lido nesse link) foi realizada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Porto (UP), em Portugal.

Foram observadas 44 crianças de 8 e 11 anos que recebiam tratamento no Ambulatório de Cardiologia e Endocrinologia Pediátrica do Hospital Infantil João de Gusmão, de Florianópolis no primeiro semestre de 2009. Elas foram divididas em dois grupos equivalentes em termos de sexo e idade. Foram avalidas massa corporal, estatura, perímetro abdominal, colesterol total, HDL-colesterol, LDL-colesterol, triglicérides, glicemia de jejum, proteína C reativa ultrassensível, pressão arterial e espessura médio-intimal carotídea.

Durante doze semanas, um dos grupos participou de exercícios físicos com atividades recreativas e orientação nutricional. Ao final do estudo, na comparação dos dois grupos, foi possível ver resultados efetivos na redução de indicadores de obesidade e na diminuição da espessura médio-intimal (que é um sinal indireto de arterosclerose, uma inflamação grave que afeta as artérias do coração e do cérebro).

A importância de haver atividades de recreação é porque as crianças são menos receptivas para atividades físicas do que os adolescentes. Associar atividades lúdicas e físicas, estimula a prática de exercícios, já que tudo parece uma divertida brincadeira.

—–

Fonte:
Release

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *