Dispositivo promete ajudar a perder peso sugando a comida diretamente do estômago

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 17 de junho de 2016

Foi lançado nos Estados Unidos o AspireAssist, um dispositivo que suga a comida do estômago antes dela ser ingerida e, supostamente, vai ajudar as Aspire Assistpessoas na luta contra a obesidade. Isso pode até parecer meio surreal de se imaginar, mas este aparelho realmente existe e foi até mesmo aprovado pela FDA (órgão responsável pelo controle de alimentos e suplementos médicos nos EUA).

A instalação do AspireAssist é feita através de uma cirurgia no abdômen em que um tubo é instalado para conectar o estômago até a pele. O procedimento cirúrgico é feito em cerca de 15 minutos e, caso necessário, o aparelho pode ser removido em apenas 10 minutos.

Para surtir o efeito desejado, os pacientes devem se dirirgir ao banheiro depois das refeições e conectar o tubo ao dispositivo de drenagem. O vídeo abaixo tem legendas em português e explica todo o processo de maneira bem detalhada.

Inicialmente o AspireAssist só poderá ser usado por pacientes acima de 22 anos e com índice de massa corporal entre 35 e 55. Os responsáveis por essa invenção alertam que os pacientes devem mastigar com cuidado e serem conscientes de sua alimentação para evitar que o tubo seja bloqueado por acidente durante o tratamento.

Como o AspireAssist deixa de funcionar após 115 drenagens, será necessário fazer uma visita ao médico para que ele realize uma avaliação do processo e decida se o paciente deve continuar usando o aparelho ou não. Além disso, a FDA afirmou que os pacientes submetidos a este tratamento precisarão de monitoramento frequente de profissionais de saúde para evitar alguns problemas como risco de infecção, sangramento e fístulas.

Confesso que achei toda a ideia desse dispositivo extremamente bizarra e tenho minhas sinceras dúvidas sobre a efetividade deste tratamento, mas entendo que algumas pessoas podem optar pelo uso do AspireAssist por medo de tomar uma medida mais drástica e definitiva como a cirurgia bariátrica.

E você? O que acha disso? Compartilhe a sua opinião aqui nos comentários!

Fonte: FDA Approves Weight Loss Stomach Pump AspireAssist to Combat Obesity

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Dispositivo promete ajudar a perder peso sugando a comida diretamente do estômago”

  1. se suga a comida do estômago como vai manter a pessoa saciada? =\

  2. Matheus disse:

    Como funciona a aplicação? Tem casos com resultados? Abraço

  3. Liza disse:

    Gente kkkkkkk é cada uma ein?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *