Conheça os superpoderes do Teflon

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 16 de agosto de 2017

O que a frigideira da sua casa tem em comum com a bomba atômica lançada em 1945 em Hiroshima, ossos artificiais, coletes à prova de balas e até absorvedores de choque e de som? A resposta é o Teflon!

Esse nome é propriedade da empresa DuPont, mas acabou se tornando sinônimo da substância polímero politetrafluoretileno (PTFE). O plástico de alto desempenho foi descoberto por acaso, em 1938, pelo químico norte-americano Roy Plunnkett. Ele estava tentando criar um novo gás refrigerante para substituir o CFC, um dos grandes vilões do meio ambiente.

Como é feita a sua frigideira?

O Teflon é aplicado na superfície do alumínio da frigideira com a utilização de rolos. Depois disso, as peças vão para fornos de secagem com alta temperatura. Assim, o filme de PTFE adere ao metal.

Por que o Teflon não deixa a comida agarrar?

Tudo começa com o atrito. Em relação aos materiais sólidos, as coisas revestidas de Teflon apresentam um dos mais baixos coeficientes de atrito. Por isso, a antiaderência das panelas revestidas com a substância é garantida.

Aplicações do Teflon

Quando a gente pesquisa sobre o assunto, dá quase para acreditar que o Teflon tem superpoderes! O PTFE é um material é insolúvel em solventes, resistente ao ataque de ácido corrosivo, tem ponto de fusão bem alto (de 326,8°C) e aspecto escorregadio. Ufa!

Isso faz com que ele sirva para muitas coisas além de deixar a frigideira pronta a fritar um ovo sem agarrar. Devido à sua resistência ao calor, ele é usado para revestir cabos, mangueiras e até aeronaves! E, como você descobriu no início desse texto, pode também ser usado para fazer ossos artificiais, próteses odontológicas, coletes à prova de balas e até absorvedores de choque e de som.

————

Fonte: Teflon: o material que pode ser encontrado em panelas e aeronaves

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *