Passeio ciclístico conscientiza sobre esclerose múltipla

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 19 de agosto de 2017

Quem estiver em São Paulo (SP) no próximo domingo (27/8) tem uma boa razão para deixar a preguiça de lado: o Pedale por uma Causa – Esclerose Múltipla. A largada está prevista para as 9h, no Club Athletico Paulistano (Rua Honduras, 1.400 – Jardim Paulista). O evento, que tem como objetivo marcar o Dia Nacional de Conscientização da EM (30 de agosto) é gratuito, com coleta de alimentos alimentos não perecíveis que serão doados às entidades assistenciais locais.

Neste ano, além das tradicionais São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), o passeio ciclístico ocorrerá pela primeira vez em Alfenas (MG), João Pessoa (PB), Pirassununga (SP) e Santo André (SP). Com exceção de João Pessoa, que será das 7h às 11h, todos os demais serão no mesmo dia e horário.

“Estamos felizes em, mais uma vez, desenvolver esta ação que coloca em foco um tema sensível de forma leve e divertida. É uma oportunidade de dar voz à comunidade afetada pela doença e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre os seus sinais, lembrando a importância do diagnóstico precoce”, afirma Gustavo San Martin, fundador da associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME).

O que é esclerose múltipla?

De acordo com a AME, a esclerose múltipla (EM) é uma doença crônica, autoimune, que atinge o sistema nervoso central e afeta mais de 40 mil brasileiros. Comum, ainda mal compreendida e sem cura, pode levar a sintomas que são muito variáveis de uma pessoa para outra e no mesmo indivíduo ao longo do tempo.

A EM ocorre mais frequentemente em jovens entre 20 e 40 anos e é duas vezes mais comum em mulheres. Muitos sintomas são possíveis na esclerose múltipla. Entre os mais comuns, estão fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio) e alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação). Como não há um marcador biológico, um exame específico que defina a doença, o diagnóstico se baseia no conjunto de informações clínicas, no exame neurológico do paciente e em exames complementares, como a ressonância magnética.

Quer saber mais? Acesse http://www.amigosmultiplos.org.br/em

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *