Refrigerante durante a gravidez aumenta o risco de obesidade infantil

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 21 de agosto de 2017

Ao contrário do que muita gente pensa, a gravidez não é o momento de “comer por dois” ou de jogar a dieta para o alto, na linha do “tá tudo liberado”. Na verdade, manter uma alimentação saudável durante a gestação é fundamental para o desenvolvimento do bebê e a manutenção da saúde da mãe. Essa afirmação vem de um estudo realizado em Boston: o Beverage Intake During Pregnancy and Childhood Adiposity , o Projeto Viva, que acompanhou 1.078 mulheres grávidas e também os seus filhos, após o nascimento.

Publicada na edição de agosto da revista Pediatrics, a pesquisa comparou dois grupos de mulheres. Algumas delas ingeriam bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos adoçados artificialmente. As outras não consumiam esse tipo de bebidas ao longo da gestação. Os filhos pertencentes ao grupo de mães que consumiu maiores quantidades de bebidas açucaradas apresentaram, por volta dos 7 anos de idade, maior concentração de gordura corporal.

A pesquisa reforça o alerta da prevenção da doença logo nas primeiras etapas do desenvolvimento humano. Manter um acompanhamento com nutrólogo, associado ao pré-natal, pode ser fundamental na manutenção da saúde alimentar da gestante e da criança, a curto e a longo prazo.

“Durante o acompanhamento são dadas orientações tanto alimentares quanto suplementares. Assim podemos ter um bom desenvolvimento fetal, com menos chances de doenças futuras para a criança, incluindo a obesidade”, explica o médico nutrólogo Osvalmir Sá, da Corpometria.

Alimentação da gestante na gravidez

A gestação é o momento de desenvolvimento de um novo ser. Por isso, é necessário manter uma alimentação correta: com uma boa distribuição de carboidratos, lipídio e proteínas. De acordo com o especialista, não há algo específico que a mulher precise comer, mas sim ter uma rotina alimentar com muita variedade.

“A dieta deve conter desde um simples prato de arroz, feijão, carne e saladas até peixes de origem marinha, castanhas e sementes. A alimentação balanceada diminui as chances de ganho de peso excessivo na mãe que pode vir a ter alterações de açúcar no sangue, hipertensão e obesidade se propagar após a gestação”, enfatiza o especialista. De acordo com ele, o certo é comer bem até se sentir satisfeita, não cedendo a excessos de nenhuma forma.

Portanto, lembrem-se futuras mamães: o que vocês comem hoje reflete na vida futura do seu filho. E antes de sair por aí fazendo dieta durante a gravidez, procure orientação de um especialista.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *