Cinco hábitos que sabotam os resultados dos treinos

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 29 de agosto de 2017

Existem muitas maneiras de movimentar o corpo e manter uma rotina mais saudável: frequentar uma academia, participar de atividades ao ar livre, fazer exercícios dentro de casa… Mas você já pensou que você pode estar jogando todo esse esforço por água abaixo?

Por isso, perguntamos para a atleta Cris Senna, desenvolvedora do método Desafio Vip 60, quais são os cinco hábitos que causam um verdadeiro ‘estrago’ no seu treino. Confira:

1. ‘Errar a mão’ na alimentação

Se você deixa de se alimentar antes de ir para a academia, seduzido pela promessa de potencializar a queima de gordura, saiba que está errado! “Quem jejua antes do treino pode passar mal e até desmaiar. Se exercitar sem comer é uma péssima escolha para a saúde”, alerta Cris.

Mas também não precisa exagerar no lanche pré-treino! Comer demais ou escolher alimentos inadequados pode causar uma indigestão. O ideal, de acordo com a especialista, é se alimentar de 30 minutos a uma hora antes de começar a se exercitar e optar por uma refeição leve, como uma fruta com um iogurte, ou um sanduíche com pão de forma integral e queijo branco.

E não é porque você cumpriu toda a sua rotina de treinos que terá “créditos de calorias” e poderá comer demais ou ingerir alimentos gordurosos. “Depois de treinar é comum sentir fome, o corpo precisa de alimento para se recuperar. Coma moderadamente e dê preferência aos alimentos saudáveis. Não use o treino para compensar calorias extras futuras”, afirma.

2. Usar roupas inadequadas ao treino

Seja por preguiça ou porque querem estar ‘na moda’, muita gente opta por vestir roupas totalmente inadequadas para as atividades físicas.

É preciso escolher bem o que vestir na hora de se exercitar!

“Opte por peças confortáveis para que os movimentos possam ser executados sem dificuldade. O tênis não pode estar apertado, dessa forma evitando machucados ou lesões”, indica.

Clique aqui e confira como nossas dicas de como escolher o tênis correto para as suas atividades físicas.

3. Exagerar nos drinks na noite anterior

Atire a primeira pedra quem nunca foi para a balada e depois buscou a cura da ressaca na academia. Muita gente cuida da alimentação, mas esquece de que os ‘bons drinks’ também podem ser nocivos. A ingestão de bebida alcoólica engorda e os excessos são prejudiciais à qualidade do treino.

“Treinar de ressaca não é uma boa ideia, o corpo fica desidratado e é difícil que se consiga a mesma performance que se teria se não tivesse bebido na noite anterior. O ideal é ter moderação sempre, ingerindo apenas um ou no máximo dois drinks. Bebidas alcoólicas em excesso prejudicam não somente os treinos, como também a saúde em geral”, avisa Cris.

4. Não manter regularidade dos exercícios

O treino eficaz depende de uma rotina estruturada e, para conseguir resultados e evoluir na performance física, precisamos nos comprometer a dar continuidade aos exercícios.

Não adianta ‘se matar’ em um dia, indo além do seu limite, e depois ficar um mês sem treinar. O segredo é a regularidade.

“O ideal é encontrar um horário vago na agenda e se comprometer a treinar sempre naquele horário. Quem mantém isso por um mês já verá os primeiros resultados, e não irá se arrepender”, ensina.

5. Esquecer da hidratação

Durante o treino, o corpo consome água enquanto elimina toxinas pelo suor. Por isso, esquecer de manter-se sempre hidratado por ser muito nocivo para o organismo.

“Quem não está habituado a tomar água com frequência precisa redobrar a atenção durante o treino. Leve sempre consigo uma garrafinha para se lembrar de tomar água”, sugere a atleta.

Além disso, segundo Cris, a hidratação deve continuar ao longo do dia. “Não adianta ingerir líquido somente na hora de treinar, o correto é tomar ao menos 2 litros de água todos os dias. Isso deve ocorrer durante o dia, desde o momento que se acorda até a hora de dormir, intensificando na hora do exercício”, recomenda.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *