Ditadura da magreza: até quando? Miss do Reino Unido devolve coroa por causa de pressão para emagrecer

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 09 de setembro de 2017

Depois da polêmica envolvendo a Miss Brasil 2017, Monalysa Alcântara, que sofreu ataques racistas, o mundo de conto de fadas das Misses é chacoalhado mais uma vez: devido às pressões para emagrecer, Zoiey Smale, a Miss United Continents UK, devolveu sua coroa.

Detalhe: Zoiey já é mãe e veste tamanho 10. Isso equivalente ao 38 brasileiro.

Em entrevistas, a ex-Miss United Continents UK conta que pediram para ela emagrecer para um concurso internacional. Esse foi o mesmo motivo alegado pela Miss Islândia, a modelo Arna Ýr Jónsdóttir, que em 2016 também deixou uma competição internacional.

Claro que os organizadores do concurso desmentem essas informações. Muito preocupados com a saúde e o bem-estar da ex-Miss United Continents UK (#SQN), eles afirmam que Zoiey, na verdade, foi comunicada para “seguir uma dieta saudável e fazer exercícios regularmente”. Sobre esse argumento, só tenho uma coisa a dizer:

Zoiey diz acreditar que devemos ver além dos atributos físicos das candidatas. Sendo assim, cansada desse tipo de “recomendação”, veio a público falar sobre os diretores de concursos internacionais de beleza. Segundo a modelo, eles ficam “fazendo bullying com garotas que querem crescer nesse mercado, fazendo-as acreditar que a única forma de ter sucesso é ser magra”, escreveu no Facebook. Clique aqui para ler o post.

A pergunta que não quer calar: até quando a relação entre saúde e peso será utilizada como disfarce para impor um padrão de beleza irreal, que mexe com a aceitação e a autonomia corporal das mulheres por todo o mundo?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *