Comer carboidrato é pior do que gordura

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 27 de setembro de 2017

A gente já sabia, mas é sempre bom quando uma fonte “científica” comprova. Estudos publicados por uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo, a The Lancet, comprovaram que comer comer muito carboidrato aumenta o risco de morrer, se comparado com a ingestão de gordura em excesso.

Aproximadamente 135 mil pessoas foram seguidas durante um período médio de sete anos e meio. Dessa maneira, os cientistas coletaram informações para associar com eventos cardiovasculares, infarto, AVC, insuficiência cardíaca. Periodicamente, os participantes de 18 países responderam a questionários sobre os padrões alimentares.

Os pesquisadores dividiram e compararam grupos de maior e menor consumo de carboidratos e gorduras. Eles descobriram que, o total de óbitos pode ser por qualquer causa. A mortalidade era 28% maior entre os que consumiam mais carboidrato e 23% entre os que consumiam mais gordura. Por outro lado, não foram encontrados uma relação direta entre o consumo de gordura ou carboidrato com o aumento de mortalidade por doenças cardiovasculares. Outros estudiosos questionam então os resultados. Para eles, o estudo deveria ter considerado outros fatores de risco que podem ser responsáveis por esse número total de mortes, como, por exemplo, o tabaco.

A conclusão foi surpreendente: o excesso de carboidrato sem dúvida faz mal, aumenta o risco de obesidade e, consequentemente, o risco de desenvolver doença cardiovascular.

Confira os resultados que o nosso gordo Eduardo Sales conseguiu ao restringir  os carboidratos:

Vlog 011 – O que é a Dieta Paleo Low Carb?

Conhecendo a dieta paleo

De acordo com os estudiosos, o consumo de carboidrato simples (açúcar, doces e cereais refinados) é benéfico à saúde. Entretanto, não é saudável deixar de consumir arroz, batata, aveia, legumes e frutas, achando que esses alimentos, por conterem carboidratos, vão causar ganho de peso. A falta de carboidrato também pode causar um descontrole na alimentação, uma vez que não é fácil aguentar uma restrição dessas por muito tempo.

Fonte: Estudo diz que consumir muito carboidrato pode ser pior que consumir gordura

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *