Mitos e verdades sobre o açúcar

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 28 de setembro de 2017

Sempre achei que sou viciada em açúcar… confesso…

Mas será que açúcar vicia?

Existe “açúcar bom” e “açúcar ruim”?

A verdade é que muitas pessoas colocam o açúcar como o grande vilão de algumas doenças desenvolvidas ao longo da vida. Por isso, chegam a banir esse alimento da dieta. Mas não dá ser assim, né?

Com a ajuda de especialistas, o Business Insider fez uma listinha com mitos e verdades que nos ajudarão a saber se devemos ou não banir o açúcar das nossas vidas! Confira:

Existe diferença entre os vários tipos de açúcar vendidos no mercado? Uns são melhores que outros?

Em entrevista ao Business Insider, a cardiologista Jennifer Haythe afirmou que todas as variações resultam, na realidade, na mesma coisa: glicose. Sendo assim, açúcar mascavo, açúcar branco, mel… são carboidratos que, dentro do corpo, podem ser usados ​​como glicose.

Sugar rush!!!! Açúcar deixa crianças hiperativas?

De acordo com a médica, esse é um dos mitos mais engraçados que envolvem o alimento, pois uma série de estudos já demonstrou que o açúcar não tem relação alguma com a hiperatividade.

Açúcar vicia tanto quanto drogas?

Os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão definitiva.

Há quem defenda esse ingrediente estimula uma parte do cérebro ligada a recompensas e pode ser tão viciante quanto cocaína. Por outro lado, existem outros estudos que desmentem o fato.

Por isso, em sua entrevista, Jennifer Haythe afirmou que não há provas conclusivas de que seja viciante. Afinal, alguém aí já conseguiu ficar chapado com o açúcar?

Comer muito açúcar causa diabetes?

A Dra. Haythe comentou que a diabetes é um problema complicado envolvendo o pâncreas e o metabolismo e, por isso, comer açúcar não causaria a doença. “Quando você tem diabetes, você não produz insulina suficiente. A insulina ajuda a absorver a glicose na corrente sanguínea e no fígado como energia utilizável”, explicou.

Por outro lado, a cardiologista alertou com pessoas que estão acima do peso ou obesas têm mais chances de desenvolver a doença. Isso porque a gordura pode levar a uma resistência à insulina.

Adoçantes são mais saudáveis que o açúcar?

Stevia, Truvia, Aspartame… os adoçantes artificiais são nossos velhos conhecidos. Porém, uma pesquisa mostra que quem bebe refrigerante dietético têm duas vezes mais chances de ser obeso.

 

Outro estudo descobriu que a sacarina – um adoçante artificial – é mais viciante do que a cocaína.

E para piorar, outra pesquisa descobriu que quem tem costume de beber refrigerantes dietéticos está 67% mais propensos a desenvolver diabetes. Isso se comparado com quem bebem refrigerantes não dietéticos.

Cáries e buracos no dente são culpa do açúcar?

Também em entrevista ao Business Insider, Mark Burhenne, da comunidade online Ask a Dentist, explicou que ao contrário do que muita gente pensa, o açúcar não é a causa da cárie dentária. O verdadeiro vilão seria um ácido!

Quando comemos açúcar, as bactérias que residem naturalmente na boca também consomem esse alimento e produzem um resíduo ácido. É isso o que descalcifica ou desmineraliza o esmalte dental, tirando sua estrutura e criando a cárie.

O açúcar é a base de todos os problemas de saúde e, portanto, devemos eliminar da dieta?

Isso seria quase impossível, já que frutas, batatas e outras comidas saudáveis contém açúcar. Outro fato importante é que a glicose é essencial para o funcionamento do corpo.

Mas claro que precisa haver limites!

Esse ingrediente interfere no desenvolvimento de problemas do coração e na obesidade, mas a culpa raramente é apenas dele. Alimentos açucarados têm muitas calorias e geralmente são muito processado. Aí, torna-se uma questão de simples matemática: se você ingerir mais calorias do que gasta, ganhará peso e ficará pouco saudável.

Entenderam o recado? ;-)

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *