Estudo da UNICAMP pode ter descoberto dieta precursora da obesidade

Vinicius Tapioca
@DrTapioca

Publicado em 17 de outubro de 2017

Há alguns anos a ciência descobriu que alterações na flora intestinal e nos neurônios hipotalâmicos estavam relacionados com a obesidade. No entanto, não havia ainda uma relação de causa e efeito, ou seja, quem provoca o quê?

No intestino dos obesos existem micro-organismos que favorecem a absorção dos nutrientes, por isso alimentos iguais seriam “mais calóricos” para os gordos do que para os magros. Já no hipotálamo dos “lateralmente favorecidos”, a morte dos neurônios POMC (sigla de Pró-OpioMelaCortin), responsáveis pelo controle da saciedade, faz com que a pessoa queira comer sempre mais e principalmente alimentos ricos em gorduras e açúcares. Isso ajudaria a explicar a recorrência da obesidade, mesmo após tratamentos que apresentaram sucesso inicial, como cirurgias e drogas emagrecedoras.

Estudo

O Dr. Licio Augusto Velloso, coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da UNICAMP apresentou, no dia 19/9 em Nebraska (EUA), os resultados de um estudo realizado em camundongos que revelou que uma alimentação rica em gorduras saturadas provocaria de forma relativamente rápida uma inflamação no hipotálamo que levaria à morte das células POMC e, consequentemente, à obesidade. A mesma dieta também provocou tardiamente a alteração da microbiota intestinal.

Outros estudos realizados com alimentação rica em carboidratos simples revelaram que esses também podem elevar os níveis de gorduras no sangue e, de forma indireta, promover inflamação no hipotálamo. Porém, de forma menos expressiva que a dieta abundante em gorduras saturadas.

A pesquisa comprovou que as alterações hipotalâmicas ocorrem muito antes do ganho ponderal excessivo, ou seja, evitando essa inflamação, evitar-se-ia a própria obesidade. As células não morrem de pronto, apenas se a reação inflamatória persistir, por isso, corrigindo-se a dieta a tempo, pode-se prevenir a obesidade, mas se o estímulo persistir, os neurônios POMC vão morrer, aí só a neurogênese salva!

Graças a Deus trabalhos recentes sugerem que é possível promover a neurogênese no hipotálamo, ou seja, estimular o surgimento de novos neurônios POMC como uma tentativa de combater a obesidade, mas isso ainda está longe se tornar realidade. A solução até o momento é a prevenção, ou seja, dieta balanceada, bem orientada e sem abusos nem para um lado, nem para o outro, o equilíbrio é sempre a melhor escolha.

————————

Fonte: http://agencia.fapesp.br/estudo_feito_na_unicamp_permite_tracar_o_roteiro_da_obesidade/26184/

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *