Obesidade de crianças e adolescentes cresce 10 vezes em 40 anos

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 19 de outubro de 2017

Foi-se o tempo em que criança gordinha era sinal de saúde. Nossas avós pensavam assim e a ciência provou que elas estavam erradas. Porém, aparentemente, não aprendemos a lição. De acordo com um estudo realizado pelo Imperial College de Londres e a Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado na revista médica britânica “The Lancet”, no mundo, são 124 milhões de pessoas entre cinco e 19 anos consideradas obesas. Esse número era da de 11 milhões há cerca de 40 anos.

Apesar da quantidade de crianças e adolescentes obesos no mundo ter se multiplicado por mais de dez, desde 1975, um outro número também chama a atenção: os gordinhos estão em menor número, se comparado com o das crianças abaixo do peso.

Estamos ficando cada vez mais gordos

O estudo traz vários alertas. Entre eles está o de que se as tendências observadas forem mantidas, a obesidade juvenil ultrapassará a insuficiência de peso até 2022.

Outro achado é a cruel constatação de que, nos últimos anos, a tendência parece ter se estabilizado em alguns países ricos. Porém, continua se acentuando nos países de rendas baixas e médias.

Em entrevista publicada no G1, o coordenador do estudo e professor do Imperial College de Londres, Majid Ezzati, ressaltou que a transição da alimentação insuficiente para o estado de obesidade normalmente ocorre devido à inserção de alimentos pobres em nutrientes e altos em calorias. O pesquisador afirma que há poucas políticas e programas que buscam tornar alimentos saudáveis mais acessíveis para as famílias pobres. Por isso, a necessidade de investimentos em segurança alimentar nos países e lares com rendas baixas.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *