Pesar passageiros antes de embarque: gordofobia ou segurança?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 11 de novembro de 2017

Parece até trocadilho por causa do nome da companhia aérea… mas a gente garante que não é. :-(

A companhia aérea finlandesa Finnair começou a pesar todos os passageiros antes do embarque nos voos. De acordo com informações publicadas na mídia, a empresa alega que a medida teria o objetivo calcular de forma mais precisa o peso médio dos passageiros.

Eles juram que não será cobrada uma taxa de sobrepeso, como fez a Samoa Airlines que resolveu calcular o preço dos bilhetes de acordo com o peso de cada passageiro, cobrando por quilo. Detalhe: a medida foi tão mal vista que a companhia deixou de voar em 2015.

Além dos próprios passageiros, a Finnair quer identificar o peso médio das bagagens de mão de cada um deles. Como esses dados são padronizados (homens = 84,6kg | mulheres = 66,6kg | crianças = 30,7kg), a companhia aérea diz que tem a intenção de avaliar se eles estão de acordo com a realidade e assim poder calcular mais precisamente o peso total do avião. Essa informação é importante porque determina a quantidade necessária de combustível para o voo.

A Finnair garante que todos os dados obtidos são sigilosos e que o peso dos passageiros poderá ser visto somente por um funcionário da empresa, sendo o registro feito de forma anônima. Mas até que ponto esse não é o primeiro passo para uma cobrança a mais dos gordinhos?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *