Frutas secas: qual a sua preferida?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 01 de dezembro de 2017

Elas dividem opiniões. Tem gente que ama… mas há também quem as odeie! Estamos falando das frutas secas, figurinhas carimbadas nas mesas das festas de fim de ano.

Antes de torcer o nariz e reclamar que sua mãe coloca uva-passa em todas as comidas, saiba que as versões desidratadas de tâmaras, ameixas, figos, damascos e outras frutas são ricas em frutose e em fibras. Por isso, garantem os nutricionistas, são alimentos que devem nos acompanhar durante todo o ano, não apenas nesta época de Natal e Réveillon. Podem, por exemplo, ser excelentes opções para um lanche rápido ou para matar aquela vontade de comer doce.

Sendo assim, fizemos uma listinha rápida para você ter bons motivos para acrescentar essas delícias no seu cardápio:

1. Goji berry

É o mais novo xodó no mundo fitness! A frutinha chinesa tem o tamanho de uma uva-passa, formato oval e pontudo e cor vermelha-escura. Há quem ache um tantinho azeda, por isso deve ser usada em farofas, bolos e até no arroz. Fica muito saborosa também em sucos que misturam frutas frescas e água de coco. Faz bem para a saúde: é rica em vitamina C e substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

2. Ameixa-preta

Vendida com ou sem caroço, a granel ou em lata, às vezes com xarope de açúcar. Vai bem na calda de pudins e manjar branco, em assados natalinos, e como socorro quando bate aquela vontade incontrolável de comer um doce.

3. Figo

Vindos principalmente da Turquia, têm casca seca e interior úmido cheio de sementes. Ficam perfeitos em saladas com folhas e pães. Mas, se você quer algumas opções mais chyques, tente com nozes e com queijo de cabra. Figos rami, secos e embebidos em uma calda grossa de açúcar, ficam também deliciosos com creme fresco batido e salpicados de nozes moídas.

4. Damasco

É encontrado em duas versões: seca e ácida ou doce e úmida. Normalmente são utilizados em calda de doces e pudins. Ficam também muito bons com cremes de queijos e castanhas. Cortados em pedaços, combinam maravilhosamente com cuscuz marroquino.

5. Tâmara

Fruto de uma palmeira do deserto, é cultivada há milênios no Oriente Médio e na África. Assim como os damascos, é ótima para usar como recheio ou servir como aperitivo. Mas lebre-se de retirar o caroço!

#ficadika: as mais saborosas são do tipo medjool.

6. Uva-passa

 

Versáteis e baratas, elas estão por toda a parte! No panetone, no arroz, na farofa, em caldas para assados e como recheio de aves e carnes vermelhas. Podem também virar rechear com creme de gemas e açúcar ou doce de coco.

Curiosidade: as brancas são mais azedinhas que as escuras.

Cuidados ao comprar

Muitas vezes, sai mais barato comprar as frutas secas a granel, especialmente no período das festas de fim de ano. Porém, independente do valor pago, é importante ficar atento pois mesmo tendo pouca água em sua composição, estão sujeitas a bolores e mofos.

Para evitar problemas, preste bem atenção ao prazo de validade contido na embalagem. Se comprar a granel, fique atento à procedência. E, claro, descarte qualquer fruta seca que apresente coloração diferente da original.

————

Fonte: Conheça os vários tipos de frutas secas

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *