Esqueça estes mitos alimentares

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 02 de janeiro de 2018

Quando o assunto é alimentação saudável, todo mundo tem uma dica para compartilhar. Antes de sair por aí acreditando no que ouve ou lê, que tal saber o que dizem os especialistas no assunto? Em entrevista para o jornal O Estado de São Paulo, a nutricionista Denise Madi Carreiro, derrubou alguns mitos. Confira:

Arroz com feijão engorda

Claro que não! Juntos, eles podem até substituir as carnes, pois são fontes de proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos e fibras.

Consumir uma leguminosa (como o feijão) junto com um carboidrato (como o arroz) nos mantém saciados por mais tempo e com mais energia. Isso ocorre porque ela faz com que a glicose dos carboidratos seja absorvida mais lentamente.

Dica: reduza o índice glicêmico do arroz optando pela versão integral.

Deve-se evitar comer ovo porque aumenta o colesterol

Erro! A proteína presente nos ovos é a mais completa de todas. Sobre o colesterol, saiba que apenas 30% dele vem de fontes externas. Isso quer dizer que 70% é produzido pelo próprio organismo!

Por isso, carnes, ovos e leite de vaca não são vilões. No caso do ovo, ainda tem uma coisa importante: ele contribui para a produção de HDL (colesterol bom). Dica: não descuide quando for preparar o alimento.

Na hora de fritar, basta um fio de azeite de oliva.

Proteínas de origem animal são fundamentais para a nossa saúde

Claro que não! Tudo bem que as proteínas de origem animal são completas e as de origem vegetal são incompletas. Isso quer apenas que elas precisam misturadas e complementadas.

Por isso, é perfeitamente possível retirar as proteínas de origem animal do cardápio sem prejudicar a saúde. Mas não é simplesmente cortar! Tem que variar a alimentação e deixar o prato sempre bem colorido, com muitas frutas, verduras, legumes, tubérculos, cereais e leguminosas.

Atenção! Quando tomamos a decisão de retirar as carnes da alimentação, é preciso acompanhar os níveis de vitamina B12. Não se preocupe pois ela pode ser facilmente suplementada entre os adultos e até entre as crianças.

Dica: grãos como a quinoa e o amaranto têm uma quantidade proteica excelente.

Alimentos naturais são mais caros do que os industrializados

Claro que existem variações por causa da época do ano e também dos custos de produção. Mas, faça as contas e você verá que os alimentos naturais têm um custo x benefício melhor.

Se com R$ 1,60 a R$ 2,00, por exemplo, você compra um pacote de bolacha recheada, com essa grana dá pra comprar 1kg de bananas e lanchar mais vezes.

Gelatina é saudável

A gelatina é considerada uma boa opção para quem deseja emagrecer porque tem poucas calorias, mas daí a ser considerada “saudável” há uma diferença grande.

Não esqueça de que é um alimento industrializado, então contém uma mistura de aditivos químicos que podem ser nocivos à nossa saúde.

Além disso, não tem fibras, vitaminas, minerais, nem gorduras boas, por isso, nada de consumir o tempo inteiro.

Refrigerantes ‘zero’ podem ser consumidos à vontade

Gente, por favor, né?

Se você leva em consideração na sua dieta apenas as calorias, ok.

Mas não perca de vista que esses refrigerantes têm excesso de sódio, além de corantes, cafeína e outros aditivos químicos.

Dessa maneira, assim como o excesso de açúcar, exagerar no consumo dessas substâncias não faz bem.

As frutas podem engordar

Além de não nos fazer engordar, elas são grandes aliadas dos processos de emagrecimento e manutenção do peso.

As vantagens de se consumir frutas são inúmeras: ótimas fontes de vitaminas, minerais e substâncias que têm ação antioxidante, anti-inflamatória e desintoxicante, além de serem ricas em fibras.

Não confunda! A frutose presente nas frutas não é igual à sua versão industrializada e o organismo absorve essas substâncias de formas diferentes. Quando ela é consumida no meio da fruta, além da dose ser menor, também vem acompanhada das fibras, o que faz com que seja absorvida mais lentamente. Isso não acontece quando a frutose é industrializada, que é absorvida de maneira mais rápida.

Pães e biscoitos integrais são mais saudáveis do que os outros

O seu pão e biscoito integrais foram feitos em casa?

Se não, então tenho uma má notícia: a indústria consegue fazer com que eles fiquem com a mesma textura dos refinados e durem mais eles precisam acrescentar mais glúten à fórmula.

Com isso, reduzem os benefícios que as fibras presentes nesses produtos poderiam trazer ao intestino e aumentam o índice glicêmico. Portanto, cuidado.

Leite de vaca é uma boa fonte de cálcio para os ossos

Frutas, verduras e legumes são melhores opções como fontes de cálcio do que o leite de origem animal.

Por isso, aposte no consumo de verduras escuras e leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha ou grão de bico.

Esses alimentos podem até ter menos cálcio do que o leite, mas são ricos em todos os nutrientes, que trabalham em conjunto com esse importante mineral para que ele seja melhor absorvido e utilizado pelo nosso organismo.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *