Como conservar legumes sem riscos e perdas

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 06 de Abril de 2018

Se você ouviu com atenção o PAPO DE GORDO 182 – SEGURANÇA ALIMENTAR, deve lembrar que de nada adianta prestar atenção na qualidade dos produtos que compramos se não forem tomadas algumas precauções durante o armazenamento dos alimentos e preparação das refeições. Isso evita riscos de contaminação, perdas e prejuízos.

Para relembrar algumas coisas que dissemos no podcast, confira estas dicas que preparamos junto com especialistas da Unilever Foods Solutions. Elas vão lhe ajudar a saber quais são as melhores formas de conservação dos legumes.

Cuidados com o armazenamento

Os produtos que não precisam de refrigeração e serão usados rapidamente devem ser colocados em local limpo, fresco e arejado. É essencial manter os tipos separados para evitar a contaminação cruzada: por exemplo, abobrinhas não devem estar em contato com cenouras.

Os alimentos que serão refrigerados devem ser higienizados e guardados corretamente, de acordo com as orientações de temperatura de cada produto. Além disso, é importante checá-los constantemente e retirar as partes que já estiverem em fase de degradação.

Como congelar legumes?

Para que eles não percam cor, sabor e textura é importante fazer um pré-cozimento antes de colocá-los no freezer.

Esse processo acontece da seguinte maneira: o vegetal é cozido até ficar “al dente”. Depois, é posto na geladeira ou mergulhado em água gelada para interromper o cozimento. Em seguida, ele é deixado para escorrer, embalado e, por fim, congelado.

Dessa maneira, o alimento conserva suas características originais. Legumes que forem servidos crus e em saladas não devem ser congelados.

Qual a melhor embalagem para congelar legumes?

Para evitar a contaminação depois da lavagem, os alimentos devem ser armazenados em filmes plásticos ou em embalagens de plástico secas e próprias para esse fim. Para os donos de restaurantes, o prazo que os legumes podem permanecer congelados é estipulado pela legislação em vigor na cidade do estabelecimento. Geralmente – na sua casa – você pode congelá-los com segurança por até 30 dias em temperaturas entre -12°C e -18°C.

 

Seguindo estas dicas fica bem mais fácil garantir uma alimentação mais saudável, com legumes sempre presente no prato!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *