Musculação ou aeróbio? O que fazer primeiro? 

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 25 de abril de 2018

Qual treino devem realizar primeiro?

A musculação para o ganho de massa muscular ou aeróbio para a queima de gordura?

Estas são dúvidas que certamente acompanham quem está começando a frequentar esse mundo fitness. Para solucionar de uma vez por todas esse dilema, fomos conversar com o especialista da Smart Fit, Thiago Moreira.

Ele inicia a explicação informando que a ordem vai depender do objetivo principal de cada pessoa. As duas modalidades são muito importantes e benéficas para o corpo, sendo recomendada a prática de ambas para um bom condicionamento físico.

Se o aluno está treinando com o desejo de ganhar massa muscular e a queima de calorias será somente uma consequência disso, a recomendação é realizar a musculação antes do treino aeróbio.

“Se você realizar um treino cardiovascular primeiro, pode acabar com boa parte da reserva de energia que será usada pelos músculos, posteriormente na musculação”, explica o educador físico. Já se o objetivo principal for o emagrecimento e melhora do condicionamento cardiorrespiratório, é importante praticar primeiro o exercício aeróbio.

Melhores resultados

“Para que o praticante obtenha a sua máxima performance no treino, ele precisa estar com os estoques de energia elevados desde o início, para que consiga aumentar a intensidade do treinamento e, consequentemente, o gasto calórico. Por isso, ele deve priorizar o treino que vai lhe trazer o resultado do seu objetivo principal”, completa o especialista.

O exercício cardiovascular, naturalmente vai gerar mais gasto energético, que pode vir dos músculos. Por isso, o aluno que já treina há bastante tempo e que está em busca de hipertrofia muscular, a recomendação é dar um intervalo de 6 a 24 horas entre as duas modalidades. Outra dica do professor é realizar o treino HIIT, pois ele demanda menos tempo, e assim, tem menos chance de diminuir os efeitos deletérios do treinamento aeróbio no aumento da força e massa muscular.

Não sabe o que treino HIIT? A gente explica! HIIT é a abreviação de High Intensity Interval Training, ou seja, Treino Intervalado de Alta Intensidade. Isso quer dizer intercalar exercícios aeróbicos realizados em alta intensidade, mas por um curto período de tempo, com momentos de descanso.

É importante ter em mente ainda que a musculação também é importante para quem busca o emagrecimento. “Se engana quem pensa que para queimar gordura é preciso focar somente em exercícios aeróbicos. A massa muscular no corpo faz com que o metabolismo acelere e, consequentemente aumente o gasto calórico. Desta forma, para quem quer emagrecer, o ideal é realizar um treino aeróbio e, em seguida, o treino de musculação”, sugere Thiago.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Musculação ou aeróbio? O que fazer primeiro? ”

  1. Adriano Lopes disse:

    Prefiro musculação mas aeróbica faz parte é sempre bom fazer também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *