O Turista Gastronômico: Crônicas Paulistas – Parte II

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 20 de maio de 2008

Dizem que os cariocas nunca vão passear no Corcovado e que os baianos nunca fazem compras no Mercado Modelo. Isso é programa de turista. Ir ao Corcovado ou ao Mercado Modelo é o tipo de coisa que os moradores do Rio de Janeiro e Salvador sempre deixam para fazer outro dia, afinal eles têm todo o tempo do mundo.

Só vou nos pontos turísticos da capital baiana quando algum amigo do sul vem visitar a cidade. Aí eu banco o anfitrião dedicado e os levo pra conhecer o Farol da Barra, fazer compras no Mercado Modelo, comer acarajé em Itapuan e até mesmo subir as ladeiras do Pelô… nah! Aí também já é demais! Subir ladeiras é forçar a barra!

Mas o fato é que, normalmente, os moradores de uma cidade não costumam visitar seus pontos turísticos, deixam pra fazer isso quando estão nas cidades dos outros.

Morei em São Paulo por dois anos, e durante todo esse tempo nunca fui conhecer alguns dos lugares mais famosos da cidade, como o Parque do Ibirapuera, a 25 de Março e o Mercado Municipal. E só pra provar que a minha teoria está correta, desta vez, com apenas alguns dias na capital paulista, fui em todos esses locais.

Durante minha temporada morando em sampa city aprendi a comer mortadela. Não me levem a mal, mas até pouco tempo atrás não era nem mesmo fácil encontrar uma boa mortadela em Salvador… em Amargosa então, era impossível! Foi só em terras paulistanas que descobri as maravilhas de um bom sanduíche de mortadela defumada.

O Mercado Municipal de São Paulo é famoso não apenas pelas suas bancas de frutas e por ter sido cenário de novela das oito, mas também pelas lanchonetes de “comidas típicas” no andar superior. Eu já havia assistido várias matérias na TV sobre os bolinhos de bacalhau, os queijos e azeites vendidos no mercado e, é claro, sobre o grande destaque da culinária paulistana, o sanduíche de mortadela! Durante os dois anos que morei lá, nunca fui provar nenhuma dessas guloseimas. Tava na hora disso mudar. Eu iria comer um sanduba de mortadela, ou morreria tentando!

Sanduba

Combinei tudo com meu séquito da viagem, eu e Maira fomos encontrar com Lucio e Conrad no centro da cidade. Depois de um rápido passeio pela Galeria do Rock e pelo centro antigo, fomos em direção ao Mercado Municipal.

Quando entrei no mercado me apaixonei imediatamente. Adoro mercados. Gosto do cheiro, das cores, do movimento. As barracas de frutas me deixavam fascinado. As lojas de queijos a azeite eram tão sensacionais que meu pai enlouqueceria naquele lugar… ele também adora esse tipo de ambiente. Mas o melhor ainda estava por vir. Subi as escadas e cheguei no local das lanchonetes. Eram várias. Todas lotadas. Depois de algum tempo, conseguimos uma mesa e partimos pra segunda parte da missão: comer!

Já sabendo que seria impossível comer um sanduíche inteiro sozinho, afinal não tenho mais estômago pra essas coisas, combinei com Maira para dividirmos um.

Ao contrário do que pensava, não existe apenas um tipo de sanduíche de mortadela. Haviam dezenas de possibilidades com a combinação de diferentes ingredientes. Eu e minha sócia “sanduichal” entramos num acordo sem maiores dificuldades. Iríamos encarar o sanduba simples, mas com o acréscimo de queijo lanche e tomate seco. Não me arrependo nem um pouco dessa escolha.

Sanduba

O sanduíche é maravilhoso! Demorei muito pra comer a minha metade – afinal estamos falando de um sanduba com quase meio quilo de mortadela defumada – mas valeu cada instante. Até fiquei com vontade de comer outro, mas já aprendi a controlar a minha gula e não estou nem um pouco disposto a perder a minha cirurgia por uma bobagem dessas.

Com o desafio do sanduba finalmente vencido, tava na hora de experimentar o outro prato famoso do Mercado Municipal, o bolinho de bacalhau. Não sei como é na cidade de vocês, mas aqui em Salvador, um bolinho de bacalhau é realmente um bolinho. Só que em São Paulo as regras são um pouquinho diferentes.

Bolinho

O tal bolinho se revelou um desafio maior do que eu esperava. Mesmo que eu não tivesse comido meio sanduíche antes, ainda assim não seria capaz de dar conta dele. O bacalhau é difícil de mastigar e complicado para digerir. Acabei comendo apenas dois pedaços e deixando o resto de lado. Fiquei tão satisfeito com o sanduíche, que acabei me decepcionando com o bolinho de bacalhau.

O passeio ao Mercado Municipal definitivamente valeu a pena. Recomendo à todos vocês que, quando tiverem um tempinho livre em São Paulo, aproveitem-no para fazer um passeio gastronômico no centro da cidade. Garanto que ninguém vai se arrepender.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *