Onde estão meus cabelos?!

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 27 de maio de 2008

Já virou uma tradição.
Sempre que termino meu banho, quando começo a pentear os cabelos, entro em desespero e exclamo:
“Meus cabelos caeeeem! Eles caem com força e convicção!”

Senhoras e senhores, estou ficando careca.

Quando era apenas um bebê fofinho e encantador, meus cabelos eram lisos e loiros. Cresci, e eles foram escurecendo, mas continuavam absurdamente lisos.

Durante a minha adolescência passei por uma fase rebelde e parei de lavar a cabeça. Acreditem ou não, mas chegava a ficar um mês sem lavar os cabelos. Eu sei, é nojento. Também não entendo como consegui isso, mas sabem como é, adolescente só faz merda mesmo.

Por conta dessa rebeldia capilar, meus lindos cabelos lisos se transformaram em um amontoado de cabelos crespos.

Com pouco mais de vinte anos, os primeiros fios de cabelo branco começaram a aparecer. Quando meus amigos me sacaneavam por isso, respondia sempre a mesma coisa: “melhor um fio de cabelo branco do que um fio de cabelo a menos.” Pena que os cabelos continuavam a cair ainda assim. Em meu último ano na faculdade, as entradas que existiam em minha testa estavam tão grandes que já poderiam ser chamadas de bandeiras!*

Na época que morei em São Paulo, lidando com o stress da grande cidade, os problemas do meu casamento e a poluição do ar, meus cabelos resolveram me abandonar de vez. Parecia que algum fio havia gritado “abandonar o navio” e todos decidiram acompanhá-lo.

Quando voltei pra Bahia, longe do stress, da poluição e da ex-mulher, meus cabelos começaram a voltar aos poucos. Segundo meu cabeleireiro, o mérito é dele, mas sabem como é, todo cabeleireiro é cheio de viadagem…

O fato é que, apesar de não ter mais uma juba vultuosa como antes, estava tranquilo por não correr mais o risco de ficar careca.

Mas isso foi antes da cirurgia, a situação agora é diferente, muito diferente! Meus cabelos caem com tanta frequência e em tamanha quantidade que tenho minhas sinceras dúvidas se, daqui até o natal, sobrará algum fio para contar a história.

Pensei em lavar o cabelo apenas duas vezes por semana pra ver se a situação melhorava, mas não adiantou. Os fios continuavam caindo numa intensidade assustadora.

A dra. Liliana, minha nutricionista, disse que isso é normal e que preciso voltar a tomar albumina. Segundo ela, meus cabelos estão caindo por falta de vitaminas. A solução é me alimentar melhor, tomar os suplementos vitamínicos necessários e esperar.

O dr. Luiz Henrique, meu cirurgião, disse que a queda de cabelos normalmente começa no quarto mês de cirurgia e dura, em média, 60 a 90 dias. Disse também que, após esse período, os cabelos param de cair e, em alguns casos, até mesmo voltam a crescer.

Em alguns casos! É importante enfatizar que não é nem mesmo na maioria dos casos, apenas em alguns.

Não me arrependo da cirurgia, gosto da vida que estou levando. Se foi necessário perder alguns fios de cabelo para chegar até aqui, tá tudo bem, afinal toda guerra faz suas vítimas. Mas uma coisa é certa, vou sentir falta da minha cabeleira.


* Se não sacou a referência, recomendo estudar um pouco mais de história, especificamente a parte que fala sobre os bandeirantes.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Onde estão meus cabelos?!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *