Para emagrecer tem que ser bom em matemática?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 04 de dezembro de 2008

Todo gordo que já fez dieta ficou contando calorias dos alimentos, seja na sua forma “calórica” mesmo (olhando nos rótulos e em tabelas nutricionais) ou transformando esses dados em “pontos”. Era um tal de ponto para cá, caloria para lá… e haja matemática! O objetivo era fechar o dia com a soma recomendada pelos nutricionistas/endocrinologistas. No fim das contas, além de ficar com fome, a gente tinha que se acabar na calculadora, buscando subterfúgios para fazer caber na quota diária alguma coisa além da alface e da fatia de pão integral com ricota.

Não contentes em nos massacrar com dietas “pontuadas” de acordo com o quanto a comida iria nos engordar, os especialistas em nutrição agora resolveram adotar um novo sistema de classificação dos alimentos. Desta vez, os pontos servem para indicar o valor nutritivo daquilo que se come.

Estamos falando do NuVal System (Overall Nutritional Quality Index, ou Índice Geral de Qualidade Nutricional), uma novidade que é fruto do trabalho de uma equipe composta por profissionais de diversas instituições, liderada por um especialista em nutrição: David Katz (Universidade de Yale – EUA). Os criadores do ranking esperaram que ele seja utilizado pelos supermercados americanos com o objetivo de orientar os consumidores na compra dos alimentos que compõem uma dieta saudável.

Ao aplicar os mesmos critérios para todos os produtos, os índices permitem comparações entre alimentos de categorias diferentes. Ou seja, se você estiver com uma dúvida cruel, entre chupar um picolé ou uma laranja, poderá saber, sem sombra de dúvidas, que a laranja vai deixá-lo melhor alimentado… ao menos, de acordo com a tabela dos cientistas…

Resumindo: cada produto recebe uma pontuação e quanto maior ela for, maior o valor nutritivo do alimento. Portanto, ao contrário da contagem de pontos das calorias, o bacana aqui é bater recordes de pontos.

Ficou interessado? Clique abaixo e saiba mais.

O NuVal System está baseado numa fórmula que mede a qualidade nutricional de alimentos e bebidas. Essa fórmula obedece a critérios estabelecidos por profissionais de nutrição, saúde pública e médicos, a exemplo da tabela de doses recomendadas de nutrientes – do Institute of Medicine (EUA) – e o guia para dieta dos americanos (Departamento de Saúde dos EUA). Informações divulgadas pelo governo sobre como bons hábitos alimentares podem auxiliar a saúde e evitar riscos de doenças crônicas também foram levadas em consideração.

Com base nesse caldeirão de dados os cientistas conseguiram quantificar a presença de mais de 30 componentes (como vitaminas, minerais, fibras e anti-oxidantes, açúcar, sal, gorduras trans, gordura saturada e colesterol) nos alimentos. Também foi medida a qualidade de carbohidratos, proteínas, assim como as calorias e a presença de ômega-3.

Colocando em prática todo esse blábláblá, temos o seguinte:

Os componentes “bons” são, entre outros, vitaminas A, C, D, E, B12, B6, fibras, potássio, cálcio, zinco e ferro.

Baixam a posição do alimento no ranking: açúcar, colesterol, sal, gordura saturada e gordura trans.

Para quem não dispensa a carne em sua dieta, a tabela NuVal indica que uma costelinha de porco está avaliada em apenas 25 pontos. Já o peito de peru sem pele vale quase o dobro: 48 pontos.

Veja alguns exemplos (em escala de 1 a 100):

Damasco, aspargo, vagem, brócolis, repolho, couve-flor, kiwi, alface (verde e roxa), quiabo, laranja, espinafre e morango: 100 pontos.

Cenoura, abacaxi e ameixa: 99 pontos.

Manga, batata, cebola roxa e tangerina: 93 pontos.

Banana, milho e uva: 91 pontos.

Maracujá: 78 pontos.

Coco: 24 pontos.

Notícia para os chocólatras como eu:

Chocolateao leite”: 3 pontos.
Chocolatemeio-amargo”: 10 pontos.

Infelizmente, a tabela no site do NuVal System pontuou alimentos que nós, brasileiros, adoramos, como pão de queijo e brigadeiro.

——————-

Saiba mais:
NuVal System
Cientistas criam ranking dos alimentos nutritivos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Para emagrecer tem que ser bom em matemática?”

  1. IONICEJUBE disse:

    Gostariamos que nos enviassem uma tabela de contagem de pontos, pois estou acima de meu peso, e estou muito triste.

    Se possível enviasse sempre algumas sugestões deste sit para dieta de emagrecimento

    grata e contamos com voces

    Ionice e Edmeiry( professoras do CEP SAUDE GOIANIA go

  2. […] conceito de troca é muito útil, não apenas para quem está fazendo dietas de contagem de pontos, mas também para quem quer simplesmente ficar com a consciência (e o corpo) mais leve. Veja […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *