Gordo paga mais para voar

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 23 de abril de 2009

A United Airlines, uma das maiores empresas aéreas dos Estados Unidos, anunciou que pessoas obesas terão que pagar duas passagens. Quem não gostou dessa opção pode escolher comprar um bilhete na classe executiva, ou seja, bem mais cara. O que?! Como assim?!

De acordo com as regras estipuladas pela empresa, quem não cabe “apropriadamente” em apenas uma cadeira, não consegue fechar o cinto de segurança, ou é largo o suficiente para impedir que os braços da cadeira sejam abaixados, é considerado “acima do limite”. Isso significa, em termos práticos, pagar dobrado caso o voo esteja cheio e não haja um assento extra para acomodar o passageiro gordinho.

A pior parte de tudo isso é que a United Airlines não está sozinha nessa cruzada contra os gordos. Ela  apenas seguiu outras três companhias americanas que já estavam cobrando dobrado dos passageiros obesos.

Ok. Tudo bem que a empresa alega que havia pessoas reclamando que passaram desconforto na viagem por causa de um gordinho mal acomodado na poltrona ao lado. Todo mundo há de reconhecer que é terrível sentar naquelas cadeiras que ficam no meio. Pior ainda se uma pessoa “horizontalmente avantajada” estiver invadindo o seu território. Porém, o aperto dentro do avião incomoda até mesmo os magrinhos, não é verdade?

Sabemos que, em busca de maiores lucros, as empresas de aviação têm reduzido o espaço entre as poltronas para acomodar mais passageiros nos voos. No Brasil, em 2007, o governo determinou que fosse revista essa prática, mas isso pouco adiantou.

Enfim… ao que tudo indica, a polêmica vai longe. Mas algumas coisas são certas:

a) os gordos não vão emagrecer só para caber nas poltronas dos aviões,

b) as companhias aéreas não vão disponibilizar assentos maiores e não vão dar primeira classe para todo mundo.

A boa notícia para a comunidade Papo de Gordo é que a Azul Linhas Aéreas disponibiliza assentos com mais espaço nas primeiras fileiras de suas aeronaves. Para acomodação nessas poltronas é cobrada uma taxa de R$30. Não. Isto não é um post pago. É apenas uma dica dada pelo nosso amigo Pelosi.

E você, leitor de peso, o que acha disso tudo?

——————

Fonte: United Airlines cobra bilhete duplo para obesos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

22 respostas para “Gordo paga mais para voar”

  1. Fernando Lima disse:

    Olá!

    Seu post foi destacado na home do BlogBlogs.

    Para vê-lo acesse http://www.blogblogs.com.br

    Abraços
    Fernando Lima
    BlogBlogs

  2. Layne Cris disse:

    Essa é uma das reportagens mais absurdas que já li. Em vez deles tomarem vergonha na cara e não ter poltronas estreitas, jogam a carga em cima dos mais gordinhos.Essas poltronas só são pequenas para poderem ganhar mais dinheiro.
    Aliás, a partir de qual "medida horizontal" que começa a pagar??

  3. Rafael disse:

    Infelizmente essas coisas acontecem porque as empresas atualmente só visam os lucros e não a qualidade dos seus serviços. Ao invés de proporcionar mais conforto pros passageiros, preferem oferecer um serviço mediano para que assim possam colocar mais gente dentro do avião. E quem sofre com isso são as pessoas "espaçosas"… A Azul é a menos errada aqui no Brasil (não posso dizer correta, pois acho que todos deveriam pagar o mesmo). Ela não cobra o dobro do preço, mas apenas um taxa de 30$.

  4. André ZuiL disse:

    Essa nossa sociedade hipócrita que quer um mundo sem preconceitos e cada vez mais, inferioriza ou subjulga, classe destintas de pessoas. Será que não existe gordinhos com poder para tentar ir contar essas palhaçadas, imagine só, com certeza eles vão diminuir o tamanho do cinto, assim facilita a venda da Porr%$$# de mais um acento.
    … há quer saber… to indo.. fiquei revoltado..

  5. Matheus Araúj disse:

    isso só prova que atualmente, os obesos são as pessoas mais discriminadas na sociedade, sofrem muito mais que negros, homossexuais, etc. Só não vê isso quem não quer.

  6. Mariza Sales disse:

    Graças a Deus não ando viajando de avião…iria pagar muitoooo….pelo excesso.Interessante o texto.Parabéns minha nora preferida.Bjs

  7. hAHhaha que bom que não sou tãOOOO gordo a ponto de ocupar 2 lugares;

    Mas tinha um cara que ia no mesmo BUS que eu para a escola que ele era MUITO GORDO e sempre que conseguia passar da "catraca" ele ficava em pé mesmo quando tinha lugares…

    Isso agora foi resolvido com cadeiras para gordos, mas no caso dele o certo seria fazer uma redução urgente!!!..

    Ficava mal por saber que um "amigo de classe pesadística" não tinha certa facilidade nem mesmo no ônibus imagine em outras coisas. RSRS oO"

    falow aew

  8. Mile disse:

    Desculpem os gordinhos mas concordo com as empresas, todos sabemos que o princípio do capitalismo é o lucro, e logo acho que só deveria ser excluido da taxa quem pudesse comprovar que a obesidade é causada por desvio hormonal, fora estes tem que pagar a mais mesmo, pq não é justo vc incomodar quem está ao seu lado só porque nã consegue fazer dieta ou ir a academia, ou possui ansiedade..

    Abraços para todos

  9. Érico disse:

    sei la, isso é chato pra caramba. causa danos morais…

  10. Mile,

    Como gordo que sou, tenho plena consciência do quanto sou espaçoso, mas não acho justo mesmo ter de pagar a mais para andar de avião.

    Se for pra cair nesse conceito de gordo pagar a mais, então todos os baixinhos também deveriam pagar a menos.
    O que se discute aqui é a questão dos padrões, gordos e baixinhos não se incluem na média, então devem pagar proporcionalmente?

    Além disso você simplifica demais a questão de "gordo tem mais que se dar mal porque não consegue fazer dieta ou academia". Se emagrecer fosse algo tão simples assim, a humanidade não estaria cada vez mais gorda.

  11. AndreSinkos disse:

    Daqui a pouco as passagens serão cobradas por quilo, desculpa, mas não quero ser tratado com o bagagem…

  12. Roberto Faria disse:

    Rapaz… Acho esse tópico meio insidioso. Afinal, se eu fosse tão magro a ponto de ocupar metade da cadeira, poderia pagar meia passagem? Sem falar no assédio moral. Isso dá causa para acionamento legal, não?

  13. Musashinm disse:

    Mesmo não sendo tão gordo (a ponto de ocupar duas cadeiras)… Assino embaixo no que o Eduardo Sales escreveu!

    E, só pra complementar… Povo que é magro (e que sempre foi magro) não tem que abrir a boca (no caso, digitar)! É mesma coisa que, alguém que nunca fumou, falar que é fácil parar de fumar! Falar é muito fácil…

    A maioria dos gordos podem não ter problemas hormonais, mas têm tendência! Essa merda é genética, é passada de geração pra geração…

    E outra… A gente não consegue ir na academia, não consegue fazer dieta, não consegue controlar a ansiedade? O ponto não é esse, amigão… O foco é o preconceito… A discriminação! Seguindo a sua linha de raciocínio as anorexas deveriam pagar menos?

    Aff… :(

  14. Thiago Passos disse:

    Tô começando a ficar preocupado… por enquanto eu ocupo só uma poltrona mas se começarem a cobrar imposto maior dos judeus pq temos nariz grande tô ferrado!!! Vou ter que cortar metade do nariz…

  15. Thais disse:

    Concordo com a Mile, obesidade é um problema mundial, e já q deram o exemplo do cigarro, proibiram fumantes de fumar em locais públicos (em S. Paulo), com certeza irá diminuir o número de fumantes (estudos realizados em paises q foi implantado a lei), se as pessoas sentirem no bolso que ser gordo da prejuizo, vão pensar duas vezes em jogar todas as mágoas na comida. Eu sou magra, mas passo muitas vontades gastronomicas pra ter uma vida saudável, e não vejo isto com uma das minhas amigas que é obesa, come tudo q ve pela frente e sempre diz: não sei pq engordo, quase não como.

  16. carla disse:

    Não concordo com essa triste descriminação contra os gordos.
    Até quando isso em? Mundo mais infeliz,rola tanto preconceito nan…Puta que merdaaaaaa.
    Xau

  17. Julio Augusto disse:

    Esse pe um dos artigos mais absurdos que ja vi, não concordo com a descriminações entre os gordos, que cosia feia :(

  18. […] já achava um absurdo o fato de algumas companhias aéreas cobrarem mais caro para os gordos voarem ou expulsarem gordinhos de aviões? Então é melhor não planejar nenhuma viagem para Samoa, já […]

  19. Sandra Loreta disse:

    ocupa mais espaço que o baixinho…..e incomoda o passageiro do lado..comprando mais um assento fica confortavelmente

  20. […] Definitivamente, as empresas aéreas terão que se adaptar para acomodar melhor os gordinhos. E isso não quer dizer seguir os passos da United Airlines, uma das maiores empresas aéreas dos Estados Unidos, que anunciou que pessoas obesa…. […]

  21. […] notícias sobre como a vida dos gordos que querem voar está complicada. Algumas empresas estão cobrando dois assentos dos obesos e há aqueles que viajam de maneira humilhante por não caberem nas cada vez mais apertadas […]

  22. Leandro Karnac disse:

    E sobre as cadeiras e corredores de ônibus, poderiam ser três linhas de cadeira e não quatro, é a ganância do empresário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *