Encaras um missoshiru?

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 11 de junho de 2009

Pra Cozinha!

Chegou o frio. Em São Paulo, pelo menos. Tá uma friaca braba por aqui enquanto escrevo mais esta coluna e, como sou um sujeito chegado numa tradição, nada mais tradicional pro frio do que uma boa sopa.

Tá bom, tá bom. Eu sei que fondue de chocolate e uma lareira são muito melhores no frio do que uma sopa, mas hoje eu quero passar uma receita de sopa, oras.

Pra mostrar que não sou um cara ruim, vamos fazer uma sopa diferente. Uma sopa que vai te levar de mala e cuia (em espírito) até uma bodega escondida em algum beco mal-iluminado com neon em Tóquio.

Missoshiru. Ou simplesmente Missô.

Não sabe do que se trata? Sem problema! Tio Flavio explica de um jeito que até o Lucio consegue entender.

Missô, de uma forma bem grosseira, nada mais é do que uma pasta de soja salgada. Muito usada para temperar os mais diversos alimentos (deixe o filé de frango marinando na geladeira por uns 20 minutos com um pouco de missô e depois grelhe), também serve para fazer um delcioso caldo que, com os toques certos, pode virar uma ótima sopa para aquecer esse barrigão imenso numa noite fria qualquer.

Vale aqui mais um lembrete: esse caldo não tem nada de light. O objetivo dele não é poupar calorias e sim lhe fornecer uma refeição rápida e saudável e que, a bem da verdade, lhe dará menos gorduras do que aquela bisteca de porco que você queria devorar na janta acompanhada de um virado de couve e feijão.

Então, sem mais delongas, clique aqui e vá se esquentar no fogão, criatura friorenta.

    Missoshiru

    Ingredientes para 6 porções

    200 gramas de tofu cortado em cubinhos, 1 1/2 litro de água, 1 envelope de hondashi ou um tablete de caldo de galinha 0% de gordura, 2 colheres de sopa de Missô (procure da seção japonesa dos grandes supermercados), aji-no-moto à gosto e 1 maço de cebolinha cortado em tiras bem finas.

    Modo de preparo

    Lave o tofu e escorra bem. Em uma panela misture o hondashi (ou caldo de galinha) com a água e leve ao fogo. Antes de levantar fervura, adicione o missô e o tofu. Cozinhe por mais um minuto, acrescente a cebolinha e desligue o fogo. Sirva em tigelas pequenas e fundas ou em xícaras próprias para sopa.

    Se quiser incrementar, você pode substituir o tofu por capeletti, e preparar um capeletti in brodo à moda oriental. Ou então, cozinhe um pouco de shitake (cogumelo) e legumes, como cenoura, junto com o caldo.

    Solte sua imaginação e aproveite as inúmeras possibilidades que esse caldo simples e básico lhe proporciona.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Encaras um missoshiru?”

  1. Barbara disse:

    Hmm, parece boa! eu bem queria fazer, mas cidade de interior é brabo… tofu e missô são ingredientes desconhecidos por aqui. =/

  2. Alexandra disse:

    Eu amo missoshiro,é bom com udon,aburague, rs parece uma esponja mas é tofu frito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *