História das festas juninas

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 22 de junho de 2009

Para entender como surgiram as festas juninas e o que elas significam para a nossa cultura é preciso voltar no tempo e montar uma equação que une Festas-Juninas-4costumes de vários povos.

Festas pagãs e o Cristianismo

Pode-se dizer que os festejos juninos introduzidos no Brasil pelos portugueses se originaram bem antes do Cristianismo. Eles fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o Solstício de Verão: o “Midsummer” (24 de junho) que tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Contaremos essa história mais tarde, em outro post.

Os santos

No Brasil, as festas juninas são na sua essência multicurais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, muito populares em Portugal.

O som

A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc.) estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para cá pelos colonizadores.

Vestuário

As roupas caipiras fazem referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do nosso país.

A dança

A quadrilha, por sua vez, foi uma adaptação de uma dança da nobreza européia (quadrille), muito presente nos salões franceses do século XVIII.

Enfeitando a festa

Do mesmo modo, as decorações dos “arraiais” tiveram origem nas “novidades” que, na época dos descobrimentos, os lusitanos levavam da Ásia: enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora.

Índios e negros

A comemoração foi logo incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras, principais responsáveis pelo “toque especial” de sabor trazido pela culinária à base de milho e mandioca (ou aimpim ou macaxeira). Assim, temos delícias como pamonha, canjica, bolo de carimã, mingau de tapioca…

A chuva

O Nordeste, por ser uma região árida, faz das festas juninas uma grande celebração em agradecimento a São João e São Pedro pelas chuvas caídas nas lavouras.

É por isso que só quem vive acima do Trópico de Capricórnio consegue entender a importância que as festas juninas têm. A coisa fica tão animada que, em algumas cidades do interior, chega a ultrapassar o Natal e o Carnaval.

Participe!

Para que nossos leitores do resto do país possam entrar no clima junino, a equipe do Papo de Gordo preparou uma série de posts especiais sobre o assunto.

Assim, todos poderão se deixar contagiar ao menos um pouco por esta época do ano em que as raízes do povo brasileiro afloram e nos fazem lembrar do caldeirão multicultural no qual nossa nação foi forjada.

Você só precisa abrir o seu coração, a equipe do Papo de Gordo faz o resto.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “História das festas juninas”

  1. […] as festas juninas chegaram ao Brasil (um pouco dessa história pode ser encontrada aqui), elas “herdaram” a característica das festas pagãs da Antiguidade que ocorriam na mesma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *