A origem da coxinha

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 11 de julho de 2009

Gordo Convidado

CoxinhasFato: Gordo é feliz. Por mais que alguns não concordem, é inegável o prazer que sentimos ao ver uma bela comida, independente de ser um prato bem montado, um pastel, uma panela de brigadeiro, um buffet de… vou para por aqui que tô ficando com fome. Temos de nos patronar para não transformar o ato de comer em uma coisa banal, onde só existe o mastigar e o engolir. Aí que existe a distinção entre o mero e desprezível troglodita e o Gordo, com G maiúsculo.

Não que todo Gordo o faça, mas pessoalmente busco refletir sobre o alimento que estou consumindo antes dele encontrar seu fim dentro do meu estômago. É interessante saber de onde veio aquela comida! Não quero saber se a cozinha era limpa ou se o lavador de pratos coçou o saco, seu Gordo bobo, mas sim onde, quando, como e quem fez com que aquele majestoso pedaço de matéria que eu estou degustando tenha recebido a forma atual. Com isso, espero que os alimentos ganhem seu devido valor, conscientizando você, Gordo, do legado que existe por trás do alimento que come.

O alimento que escolhi tem sua origem esquecida e talvez até ignorada por muitos Gordos, magros e trogloditas: a famosa coxinha de frango! Por ser uma coisa tão conhecida nacionalmente, é menosprezada e virou somente um pedaço de massa com recheio de frango (ou que dizem ser frango) desfiado com Catupiry e frita em um óleo mais velho que os sapatos envernizados do seu avô. Vamos buscar a origem desta bolinha de massa fartamente recheada com a melhor galinha caipira e o autêntico recheio do melhor queijo paulista, o Catupiry frito no melhor óleo que uma flor de canola pode nos fornecer! Vamos fazer aquele salgado deformado na vitrine restaurar sua dignidade e poder dizer “Sim! Eu sou uma Coxinha!”

Como acabei de lembrar que não tenho os poderes de psicometria, decidi que seria uma boa idéia pesquisar na internet e até em alguns livros velhos de receitas sobre o primeiro relato histórico da aparição da coxinha. Começo a pesquisar, e chego a uma encruzilhada: Coxinha de frango ou galinha? Apesar de algumas fontes apontarem a de galinha como original, não podemos dizer com certeza quem veio antes, o frango ou a galinha. Se bem que atualmente a mais comum é de frango, não é?

Resolvido este conflito ornitológico, pergunto, a coxinha é realmente nativa do Brasil ou é baseada em algum conceito importado. Após pesquisar, a explicação mais plausível que encontrei é que ela é uma derivação dos croquetes europeus. E o recheio em si, o frango/galinha, é um ingrediente muito popular na culinária francesa. Logo, não podemos falar que a coxinha nasceu no Brasil. A única diferença é o formato, que foi criado aqui, e o recheio extra de Catupiry.

Paralelo (e também perpendicular, obtuso, tangencial, etc.) a esta explicação, escutei algumas tais como a de um menino que tinha algum impedimento mental, filho da Princesa Isabel e o Conde D’Eu, era mantido longe da corte real em Limeira, São Paulo. Por sabe-se lá qual razão, o menino tinha uma fixação em coxas e peitos de galinhas. Um dia, não havia galinha suficiente para ele comer! Pobre menino, como que ele faria agora para ficar Gordo? Simples, a cozinheira fez a galinha junto com uma massa para que rendesse e viva, nasceu a coxinha!… Por favor, essa parece uma mentira muito mal feita ou uma historia muito mal contada. Queria ver para acreditar!

Vejamos qual o primeiro registro oficial de quando a coxinha foi feita aqui no Brasil e por quem. Oficialmente, posso dizer que não se sabe ao certo. Não podemos apontar quem foi o responsável ou quando foi feita a primeira coxinha em terras tupiniquins. Isso é acreditável, por se tratar de uma comida tão popular e difundida na nossa cultura. Então, até não faria muito sentindo ficar procurando saber quem e quando que foi feita a primeira. Podemos sim atribuir a coxinha como ela é a nós brasileiros e brasileiras, Gordos ou não!

Apesar da minha pesquisa não ter trazido muitos fatos, datas e pessoas, espero que tenha podido esclarecer ao menos que a coxinha não é um conceito original nosso, mas sim que foi pego emprestado dos franceses e modificado ao nosso paladar. Pode-se dizer pouco acreditável a versão de que um menino obcecado por galinha fez sua empregada dar vida à coxinha. Não passa de uma lenda para mim. Mas, a coxinha existe sim, e vamos dar graças a Deus por ela!

Fontes:
http://sitecomidinhas.wordpress.com/2007/10/11/historia-da-coxinha/
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071211015932AAIHK0H
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061011182824AAXWEKp
http://www.loteriapequente.com.br/receita.htm
http://jornalopio.blogspot.com/2007/11/acima-capa-do-livro-histrias-e-receitas.html

Gregory Zechmann, 22 anos, podcaster do NerdExpress do Nerd Curitibano, economista e gordo que vive à base de delivery. Gamer da época clássica, que está de saco cheio de 3D e complexidade desnecessária. Um pouco mal humorado e às vezes honesto demais pro seu próprio bem.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “A origem da coxinha”

  1. Muito bom! Heheheheh! Parabéns!

  2. larissa disse:

    e ae podemos nos conhecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *