As mulheres estão engordando… exceto as japonesas

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 12 de março de 2010

Sem querer ser machista, existe uma característica feminina que não tem como ser negada: As mulheres adoram reparar se as outras mulheres estão engordando (só não entro no mérito se fazem isso pra ficar fofocando porque tenho amor à minha vida).

Porém, querida leitora, não é apenas sua vizinha ou sua colega de academia que observa sua silhueta. Institutos de pesquisa do mundo todo também estão atentos a isso e registram que as mulheres estão engordando. Nos Estados Unidos, por exemplo, os índices de obesidade entre mulheres de todas as idades subiram desde 1980, passando de 17% para 35%.

Apenas um país está na contramão dessa tendência: Japão. Ao contrário do resto do mundo, a maioria das mulheres japonesas está emagrecendo. Na faixa etária de 20 anos, por exemplo, elas têm quatro vezes mais chance de ser magras (o dobro da tendência de 25 anos atrás).

Contudo, isso não é necessariamente uma boa notícia para as japonesas. Essa tendência à magreza não é apenas consequência de uma alimentação balanceada, mas sim da pressão social. O pesquisador Hisako Watanabe, da Escola de Medicina da Universidade de Keio, em Tóquio, afirma que a busca pela magreza é exatamente para que as outras mulheres não fiquem criticando as mais “gordinhas”.

O índice de obesidade no Japão é mais baixo que nos demais países industrializados, especialmente devido aos hábitos alimentares locais. Ainda assim, homens e crianças estão ganhando peso (em 25 anos o índice homens de 50 anos com sobrepeso saltou de 20% para 32%). O governo lançou uma campanha contra a obesidade em 2007, mas acabou gerando uma certa “paranoia” nas mulheres.

A pressão social é tão grande que os especialistas em saúde pública do Japão já estão preocupados com os riscos à saúde pela magreza excessiva que muitas mulheres estão desenvolvendo. A única faixa etária com um pequeno registro de sobrepeso entre as mulheres foi entre as com mais de 70 anos.

—–

Fonte:
Enquanto as mulheres do mundo todo estão engordando, as japonesas só emagrecem

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

6 respostas para “As mulheres estão engordando… exceto as japonesas”

  1. Control+JR disse:

    Imagina só, a neura que deve ser das modelos japonesas!

  2. Joaquim "Uhtred disse:

    Se eu fosse um cara escroto, eu diria que elas precisam ser magras para ficar mais fácil amarra-las de cabeça para baixo e pingar cera quente nelas, mas, como eu não sou um cara escroto, não direi isso XD

  3. Control+JR disse:

    Ainda bem que você não é escroto, espera-se também que não seja doente.

  4. Carolina disse:

    As crianças japonesas estão mais gordinhas mesmo, não é incomum ver grupinhos de crianças de uniforme com gordinhos (e gordinhas) no meio. Já conheci mulheres japonesas que engordaram, mas elas fazem qualquer coisa para emagrecer e entrar no "padrão". Vocês não tem noção do quanto o Japão é um país machista, só passando um tempo lá para sentir a vibe. Eu sei que é uma cultura diferente, mas culturas opressoras de mulheres me incomodam profundamente. As únicas mulheres que as japonesas têm para se espelhar são atrizes e modelos plastificadas e anoréxicas. Mulher lá ainda não pode quase muita coisa. Ainda bem que isso está mudando, espero que mude mais rapidamente.

  5. AMANDA disse:

    afff.. tomara que outra bomba cai la, agora no japao todo, para eles aprenderem a evoluir mais… preconceito e racismo em pleno seculo 21..
    tem gente que nasceu na epoca errada, esta atrasado

  6. .kim disse:

    Nem um pouco racista o post acima!hahahaha País racista em século 21,vamos mandar mais uma bomba lá!Que redundante!Ninguém precisa ser bombardeado,se for que seja de informação pela conscientização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *