Dormir pouco "dá fome"

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 15 de abril de 2010

Dois estudos lançados recentemente apontam indícios de que dormir pouco pode aumentar o apetite e, consequentemente, ajudar a engordar. Esses estudos não são inéditos (outros semelhantes já foram realizados), mas as metodologias usadas adicionam novas informações e indícios sobre o assunto.

O primeiro foi publicado pela revista American Journal of Clinical Nutrition: Pesquisadores franceses avaliaram 12 homens com peso normal e idade média de 22 anos em dois períodos de 48 horas. No primeiro período, que serviu de controle, eles fizeram todas as ativades em seus horários usuais.

No segundo período de estudo, os homens avaliados dormiram 8 horas na primeira noite (de meia-noite às 8h) e 4 horas na segunda (das 2h às 6h). Eles podiam comer o que quisessem e os pesquisadores observaram que, após a noite de sono mais curta, eles consumiram em média 22% a mais de calorias.

O segundo estudo sobre o assunto foi publicado pelo Jornal de Saúde Pública da Austrália e da Nova Zelândia. Os pesquisadores avaliaram 3,8 mil jovens entre 9 e 18 anos e observaram que os adolescentes obesos costumam ter o hábito de ir pra cama mais tarde e dormir menos tempo que os magros.

Esse estudo, que avaliou os perfis de sono dos jovens em diferentes dias da semana, também indicou que as meninas costumam dormir mais que os meninos por terem o hábito de deitar mais cedo. Além disso, quanto mais velhos, menos os jovens dormem.

Ambos estudos apenas analisaram o acontecimento, sem ter como apontar razões para o fato. Uma das hipóteses é ligada à evolução do homem, que em tempos remotos estocava mais calorias no verão, exatamente quando as noites são mais curtas e há mais comida. Também há a possibilidade do sono “dar fome” estar ligado à redução da leptina, hormônio relacionado à saciedade, ou ao aumento na secreção de grelina, substância responsável por “dar fome”.

Os responsáveis pela pesquisa realizada com jovens tabém indicam que pode não haver necessariamente uma relação direta entre pouco sono e obesidade, já que isso também poderia acontecer por causa do excesso de tempo na TV ou no computador, além da falta de atividades físicas.

Na dúvida, vale a dica de melhorar suas noites de sono, tanto em quantidade quanto em qualidade. Pode até não ajudar a emagrecer, mas certamente é mais saudável que dormir pouco.

—–

Fontes:
Quem dorme mal consome mais calorias, mostra estudo
Estudo associa curta duração do sono à obesidade entre os jovens

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *