Gordinhas iniciam a vida sexual mais cedo

Camila Téo
@milateos

Publicado em 15 de junho de 2010

Diante de um titulo como este, certamente algumas pessoas diriam: “Olha só, as gordinhas não são fracas, hein”. Mas a pesquisa do Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas que gerou essa afirmação revela que essa situação tem detalhes sérios que nem poderíamos imaginar.

A pesquisa, feita a partir de entrevistas com 21.773 adolescentes do sexo feminino em idade escolar nos EUA, revelou que a maioria das meninas gordinhas inicia sua vida sexual com menos de 13 anos. Além disso, elas estão em média 30% mais propensas a acumular vários parceiros durante toda a adolescência.

Mais surpreendente que essa porcentagem foi o fato de que muitas das meninas entrevistadas não demonstravam preocupação com doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez indesejada.

Segundo os pesquisadores, o corpo das gordinhas costuma atingir mais cedo a puberdade, o que poderia intensificar o desejo de seus parceiros. Contudo, a necessidade de explicar os resultados fez com que um dos pesquisadores chegasse a comentar que essa pouca preocupação com a saúde seria porque, por estarem fora do “padrão de beleza”, as gordinhas sofreriam baixa autoestima e usariam o sexo para segurar os parceiros.

O que você acha sobre essa “hipótese”? Preconceito? Visão distorcida sobre as gordinhas? O fato é que essa foi uma opinião claramente “chutada”, com base nas opiniões pessoais do pesquisador, já que as entrevistas não trouxeram dados concretos que pudessem dar suporte a essa afirmação.

Diante de uma foto como a que ilustra este post e de algumas campanhas e revistas que, principalmente nos próprios Estados Unidos, começam a trabalhar com as chamadas modelos plus size (como as deste vídeo), podemos simplesmente afirmar que isso é culpa da autoestima? Eu acho que não…

—–

Fonte:
Garotas gordinhas começam a vida sexual mais cedo e possuem mais parceiros, diz pesquisa

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

8 respostas para “Gordinhas iniciam a vida sexual mais cedo”

  1. O que é dito pelo especialista tem seu lado de verdade. Muitas mulheres por nao serem dentro dos "padroes" de beleza impostos usam do sexo (mesmo inconsciente) como um atrativo seu para chamar a atenção de homens e manter parceiros. Pena é saber que elas não se preocupam com doenças e gravidez.

  2. Mais uma pesquisa caríssima feita nos EUA embasada na fina arte do chutometo, medidor que só funciona direitinho no Brasil.

    Temos que considerar o padrão de vida estadunidense, aonde a estética vale ouro. Por assim dizer: Eles podem estar certos, mas não se aplica ao Brasil.

    Conheci muitas gordinhas na minha vida e garanto que elas sempre foram bem resolvidas em relação a sua sexualidade. As que iniciaram sua vida sexual mais cedo era por opção e não por baixa-estima. Pelo contrário, eram Gordinhas Yeh-Yeh precoces!

    Gordinhas, me digam vocês…

    Abraços.

  3. Mark_SP disse:

    Ridículo… as gordinhas iniciam mais cedo e tem mais parceiros simplesmente porque são muito melhores na cama… perguntem a qualquer homem…

    Minha melhor parceira foi gordinha, ficamos juntos por 2 anos e até hoje simplesmente não esqueço ela… e isso já faz mais de 10 anos atrás…

    detalhe, sempre fui esportista e não sou gordinho… mas afirmo que as gordinhas são muito melhores sim!!!

  4. alice disse:

    eu acho o contrário… a maioria das gordinhas tem mais dificuldade pra começar a namorar pq os meninos quanto mais jovens, mais imaturos são (e fazem pouco das meninas um pouco acima do peso)

    eu mesma só tive meu primeiro namorado aos 17 (enquanto minhas amigas magrinhas beijaram aos 13 e transaram aos 16)

  5. Carolina disse:

    A foto dessas modelos plus size junto com essa reportagem ficou muito fora de contexto (eu vi que foi usada no UOL, Folha ou algo assim). Elas são mulheres adultas, lindas, bem-sucedidas e gordinhas. Eu entendi que a pesquisa é sobre adolescentes gordas (bem acima do peso, não como essas modelos). Se a pesquisa tem credibilidade ou não eu não sei, mas praticamente todas as adolescentes têm sérios problemas de auto-estima, e deve ser pior ainda se as pessoas e a mídia te vêem como "fora do padrão".

  6. Lucio Luiz disse:

    @Carolina, a pesquisa não diz quão "acima do peso" são as tais meninas, mas como o sobrepeso está definido como o IMC de 25 em diante, pode ter sido esse o critério. Num cálculo (só a título de comparação), imaginemos uma menina de 1,5 metros. Com 56,3 kg ela já está na categoria de "sobrepeso". Mas sabemos que, na cultura atual, especialmente nos EUA, bem menos que isso já seria "acima do peso" pra muitas adolescentes. Como eles não deixam claro se usaram o IMC ou a "percepção cultural", ficamos na dúvida, mas, mesmo na filosofia do IMC, as tais meninas da pesquisa não precisam ser necessariamente as "bem acima do peso".

    Claro que muitos adolescentes, principalmente meninas, sofrem com problemas seriíssimos de autoestima. Mas dizer que "praticamente todas" têm esse tipo de problema é uma afirmação perigosa, pois não há comprovação científica disso. É uma observação empírica com uma probabilidade bem razoável de ser real, mas ainda assim é uma afirmação sem base sólida, tanto quanto a opinião do pesquisador.

    A pesquisa traz um dado concreto: As adolescentes acima do peso fazem sexo mais cedo e com mais parceiros. Porém, a partir do momento em que eles não perguntaram também o motivo e deixaram isso claro nas entrevistas, é "chutômetro" dentro do ponto de vista científico.

    Portanto, creio que a opção da Camila em usar a foto das modelos foi para usá-las como exemplo de que não é necessário ter baixa autoestima. Afinal, elas são um bom exemplo de que é possível ser considerada bonita, bem-sucedida e bem-resolvida estando acima do peso (sim, elas estão "acima do peso" e fora do "padrão").

  7. Renata disse:

    É impossível não comentar esse post… tenho uma amiga que diz que os "gordos" e os "feios" precisam se esforçar mais pra ter uma segunda chance daquilo acontecer novamente. É uma frase "tragicômica", mas comigo não foi assim. Pois é, não tem jeito: eu exemplifico me expondo! rsrs…

    Minha adolescência foi no Brasil e eu não era gorda – tinha um quadril largo e me ensinaram a vida inteira que eu precisava disfarçá-lo (por isso eu me sentia gorda). Tentando "negar" essa parte do meu corpo, neguei uma parte de mim por muito tempo. Foi uma época cheia de paixões platônicas e um primeiro beijo aos 14, num cara qualquer, que não deu em nada. Elogios não me convenciam. Se alguém se interessava por mim eu já achava que ele devia ter algum defeito sério, pois eu não estava no padrão da meninas "interessantes", etc etc etc. Só na faculdade aprendia a "ficar", a me sentir bonita (ouvi muitas vezes – e ainda ouço – "nossa vc tem um rosto lindo!") e uma vida sexual ativa era uma meta a ser atingida. Aos 23, decidida, escolhi o alvo… e fui! Aos 23!!!

    Bom, de lá pra cá (num processo "emagrecendo-engordando-emagrecendonovamenteagora") aprendi que não foi meu peso que me fez menos ou mais confiante. Eu queria compensar o tempo perdido e aprender tudo o que não sabia!!! E apesar de ter sido uma "estudante muito dedicada e receber ótimas notas", inicialmente "namorar" não entrava no meu vocabulário. São poucos os homens que assumem uma mulher fora do padrão para o mundo… e o preconceito era meu tb!!! Então eu me divertia… era isso… era divertido. Naquela época eu achava que sexo era um parque de diversões (mas nunca fui irresponsável e sempre usei o "cinto de segurança", ok?)!!!

    O fato é que não importa ser gorda ou magra: a mulher pra ser boa de cama, tem que aceitar bem o próprio corpo pra conseguir se conhecer inteira. Pra saber o que gosta e o que não gosta. Precisa ser inteligente e sensível pra entender o que o parceiro precisa, sendo ele um cara de uma noite só ou o amor da vida dela.

    Ah! Sabe aquele "parque de diversões"? Então… "com amor" ele vira a Disney, ta? ;)

    Parabéns, Camila!!! Arrasou no post!

  8. Camila Téo disse:

    Bem gente… AI QUE EMOÇÃO!
    Vou contar pra vocÊs que este post virou assunto na Letras USP e rendeu uma aula inteira sobre Psicolinguistica.Mas isso é outro papo

    Uma das coisas importantes é que todas as mulheres têm como padrão as modelos OK… Então eu simplesmente usei as fotos e o video das modelos PLUS SIZE, que na minha humilde opinião, que vejo partilhada por alguns aqui, já que é pra ter como padrão modelos bem sucedidas e LINDAS,que sejam essas.
    Muito obrigada a todos (as) vocês que com os comentários fazem com que esta humilde equipe se sinta mais feliz e satisfeita…

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *