Inove no "pão de queijo"

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 17 de junho de 2010

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

E segue a Copa do Mundo!

Como os jogos não estão lá essas coisas, o negócio é ir direto pra parte boa: comer na frente da televisão. Sim, eu sei que isso engorda pra cacete, mas esta é uma série especial de receitas fáceis e rápidas, sem muita preocupação com os valores calóricos (a primeira coluna explicou isso direitinho).

Vamos imaginar que, desta vez, o pessoal não vai se reunir na sua casa para ver o jogo e, sim, na casa do Pedrinho. Dizem as regras de etiqueta que não é legal chegar de mãos vazias. A maioria dos seus amigos preguiçosos vai parar na padaria mais próxima e comprar uma torta de frango e palmito ou algum tipo de pão doce e se dará por satisfeito. Os mais preguiçosos comprarão um vinho em caixa e acharão uma baita inovação.

Mas, você, sujeito esperto, antenado e que lê o Papo de Gordo (e entende), não vai deixar passar a oportunidade de levar um quitute feito no aconchego de seu lar e capaz de impressionar as moçoiloas solteiras que porventura estiverem assistindo o jogo (atenção, meninas: segundo me disseram, o truque também funciona com os moçoilos solteiros!).

O prato de hoje se chama Mangulão. Infelizmente, perdi minhas anotações sobre as origens do prato e, correndo o enorme risco de escrever uma bobagem, ele é muito consumido no Paraná. A melhor descrição para ele é: um pão de queijo temperado feito em uma forma de bolo ou pudim.

A maior diferença entre o pão de queijo tradicional e o mangulão está nos temperos, uma vez que o gosto e a textura são muito similares à delícia mineira.

De preparo rápido, acompanha muito bem aquela cerveja gelada e alivia o sofrimento de ver a seleção depender da criatividade do Elano.

Então, chega de enrolação e vamos direto ao ponto: pegue a lista de ingredientes e vá cozinhar porque no domingo tem jogo e ainda dá tempo de você surpreender seus amigos!

Mangulão

Ingredientes: 3 ovos, 125ml de leite (se quiser diminuir o valor calórico, use leite desnatado), 150ml de óleo, 250g de polvilho doce, 1 colher de sobremesa de fermento em pó, 200g de queijo minas curado passado no ralo grosso (na falta deste, pode-se usar o queijo parmesão tradicional), 100g de bacon picado e dourado, 1 dente de alho picado e dourado e sal a gosto.

Preparo: Aqueça uma frigideira antiaderente e frite o bacon picado na própria gordura até ficar dourado. Reserve. Retire o excesso de gordura que ficou na frigideira e frite o alho até ficar dourado (muito cuidado para não queimar) e reserve.

No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o leite e o sal. Ligue o liquidificador e vá despejando aos poucos o polvilho doce. Após obter uma massa homogênea, despeje tudo em uma tigela e misture com o fermento, o queijo ralado, o bacon e o alho.

Em seguida, transfira tudo para uma forma de pudim untada e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 45 minutos ou até ficar dourado.

Desenforme e sirva.

Dicas:

Esse pão também fica muito gostoso se aquecido na chapa e servido com um pouco de manteiga.

Se você não gostar de alho, pode usar qualquer outro tipo de tempero para criar o seu mangulão. Ervas, azeitonas, linguiça calabresa, enfim, praticamente tudo pode ser incorporado à essa receita. Lembre-se apenas de, no caso do alho e da calabresa, dourar na frigideira antes de incorporar à massa.

É isso, pessoal. Nos vemos na próxima semana com mais uma receita de comidinhas para a Copa do Mundo.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Inove no "pão de queijo"”

  1. Leo Luz disse:

    Tio Flávio, são 1 da manhã de sexta e eu estou BABANDO com essa receita. Só você para alegrar o fds com esses pratos!

    Tá na lista!

  2. Flávia Santos disse:

    Cara, esse eu vou ter que fazer! A cara é tri boa! hehehe
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *