Emagrecimento alternativo

Arethusa Dias
@SaucyArethusa

Publicado em 03 de setembro de 2010

Já pensou em tentar tratamentos alternativos para emagrecer? Pode parecer estranho, mas muitas pessoas procuram massagens, acupuntura e até hipnose para dar uma força na perda de peso. As terapias alternativas trazidas do Oriente vêm conquistando mais adeptos a cada dia e, embora alguns especialistas questionem sua eficiência, muitos médicos já recomendam o seu uso, desde que aplicado por um profissional sério e experiente. É importante reforçar que nenhuma dessas técnicas é milagrosa e não excluem dieta e exercícios. Confira algumas opções que podem ajudá-lo a obter resultados mais eficazes quando nada mais parece funcionar:

Acupuntura – Consiste no estímulo de pontos energéticos associados com o processo digestivo. O estímulo é feito com agulhas muito finas durante alguns minutos e geralmente não se sente quase nada após a aplicação inicial. Essa técnica surgiu no Oriente há mais de cinco mil anos e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. Os chineses acreditam que a acupuntura atua equilibrando as energias yin e yang, curando doenças.

Reflexologia podal – Uma massagem que, além de ser muito relaxante, também estimula as terminações nervosas presentes na planta dos pés e busca ativar o sistema imunológico atuando em problemas que desequilibram a saúde e dificultam a perda de peso. A ideia é que esses pontos nos pés se conectam a todos os órgãos do corpo através das ramificações nervosas e, com a massagem, seria possível identificar problemas em cada um deles e estimular o próprio corpo a agir em busca do equilíbrio.

Aromaterapia – Utiliza óleos essenciais de plantas para estimular o organismo na cura de doenças ou problemas de saúde como ansiedade, estresse e depressão. Os óleos podem ser inalados, aplicados no banho ou em massagens. Uma boa opção é usar um rechô para queimar o óleo e encher o ambiente. Lembre-se que os óleos devem ser puros e, por isso, podem ser um tanto caros.

Fitoterapia – Através de chás e comprimidos de extratos vegetais, os fitoterápicos ajudam a diminuir a absorção de gordura, regular o colesterol, ativar o funcionamento dos rins e do intestino além de ajudar a controlar a ansiedade, a depressão e compulsão por doces. O uso desses medicamentos foi regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina e por isso precisam ser aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Auriculoterapia – Similar à acupuntura, a auriculoterapia atua através do estímulo de pontos na orelha que ajudam a inibir a ansiedade, que, na maioria dos casos, leva as pessoas a comerem mais do que o necessário. O estímulo pode ser feito através de agulhas ou de sementes colocadas com uma “minifita adesiva” que duram até uma semana e geralmente caem durante o banho.

Hipnoterapia – É uma forma de terapia que usa a hipnose para diagnosticar causas e bloqueios que podem resultar no fracasso das dietas. Deve ser realizada por um médico ou psicólogo em conjunto com a terapia. O profissional busca desvendar o problema que leva o paciente ao não emagrecimento e solucioná-lo. O tratamento exige mais tempo para começar a fazer efeito, mas especialistas garantem que os resultados são efetivos e dá pra eliminar até três quilos por mês.

Terapia floral – Desenvolvida pelo médico Inglês Edward Bach na década de 1930, a terapia floral usa essências de flores para combater sentimentos negativos e auxiliar no abandono de maus hábitos. O terapeuta faz uma entrevista com o paciente, trazendo à tona problemas de saúde física e emocional. Depois, indica a essência que deve ser utilizada. Não tem contraindicação e não interfere no uso de medicamentos alopáticos.

—–

Fontes:
Massageie os pés e emagreça!
Auriculoterapia ajuda a emagrecer
Terapias alternativas para emagrecer. Será que funcionam?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Emagrecimento alternativo”

  1. Mi disse:

    Hihihihi, entrevistou a mãe para escrever o artigo? Se o formato do post permite(??), poderia ter feito uma sessão de perguntinhas com ela, né?
    Bjo

  2. Atividades energéticas como Tai Chi Chuan, Qi Gong, Yoga e Meditação também contribuem para o emagrecimento. Outras técnicas como Shiatsu, Zen-Shiatsu e Thai Massage equilibram a energia de forma semelhante à acupuntura mas com as mãos, é uma alternativa interessante pra quem tem medo das agulhadas.

  3. ana cecilia disse:

    Achei esse blog muito interessante e inteligente e gostaria de receber mais mensagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *