As “besteiras” e a luta para não cair em tentação

Camila Téo
@milateos

Publicado em 05 de outubro de 2010

A dificuldade para controlar a nossa compulsão por guloseimas ou “besteiras” é ainda a maior inimiga da alimentação saudável. No entanto, parece que quanto mais queremos nos manter longe das comidinhas, mais apetitosas elas parecem! Esse desejo por biscoitinhos, balinhas ou pedacinhos (sempre colocamos no diminutivo reparem) é compartilhado por adultos, crianças e até mesmo por orangotangos e babuínos!

Se para um adulto já é difícil manter a compostura diante das frituras e “besteiras” em geral, imagina para uma criança. Ou melhor, pense em como deve ser essa batalha contra os sabotadores de dietas, como os doces, para um pequeno(a) gordinho(a) que luta contra a obesidade. Há até quem coma escondido!

A saída de alguns pais é mesmo trocar a alimentação desses pequenos rechonchudos, fazendo opções mais saudáveis e também vigiar a lancheira, além de estar sempre atento ao que o filho come fora de casa e incentivar as crianças a praticar esportes. Essa preocupação tem um motivo forte: segundo o IBGE, em nosso país, uma em cada três crianças brasileiras com faixa etária de 5 a 9 anos é obesa.

Mas se você acha que só os seres humanos é que passam por dificuldades na hora de fugir das guloseimas conheça a história de Oshine, uma orangotango sul africana de 13 anos. Após ser abandonada pelos pais, ela se tornou animal de estimação de um casal e passou a viver à base de hambúrgueres, marshmallows e balas. O resultado desse cardápio não poderia ser outro: obesidade mórbida e a impossibilidade dos antigos donos continuarem cuidando dela.

Sendo assim, Oshine foi viver numa creche de animais na Inglaterra. mas dessa vez, comendo apenas frutas, legumes e verduras, e fazendo exercícios diariamente.

Já na região de Cidade do Cabo, na África do Sul alguns babuínos estão se metendo em confusão por conta da comida que é roubada dos moradores. Sem o menor controle e com o espaço onde vivem cada vez menor, eles invadem casas e quebram portas e janelas dos carros. Tudo isso, sempre  procurando as eventuais “besteiras” que os moradores e condutores possam ter. Infelizmente alguns animais já foram até mesmo mortos por esses furtos.

Estão vendo aí como todos sofrem para não cair naquela tentação de comer umas “besteirinhas” fora de hora?

—————-

Fontes:

Crianças com excesso de peso lutam contra ‘vontade de comer besteira’

Orangotango obeso que comia marshmallow faz dieta na Inglaterra

Babuínos ‘ladrões de comida’ viram problema na África do Sul

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “As “besteiras” e a luta para não cair em tentação”

  1. Ira-Croft disse:

    É fiquei indignada com a história da Oshine, o caso dela nao foi impulso ou tentação..mas má educação dos seus criadores, assim como fazem com suas crianças hoje. Eu também gosto de guloseimas e nao as resisto, mas lembro bem de minha mãe (rigosora mãe saudável) que nos preparava dessas mesmas guloseimas a base frutas e legumes!

    ^^
    @Iracroft

  2. AndreSinkos disse:

    Quem nunca pegou aquela última fatia de doce que era para o seu irmão e que você não deveria encostar? :P

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *