Samwell Tarly – O “gordinho covarde” de Game of Thrones

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 13 de julho de 2011

Como um coadjuvante pode se destacar em uma trama cheia de personagens fortes, heroicos, traiçoeiros e marcantes?

Esta é a ingrata tarefa de John Bradley, um ator que chega ao seu segundo papel na TV interpretando Samwell Tarly, o companheiro covarde de Jon Snow em Game of Thrones.

Quando Jon, um dos personagens principais da série, se junta à Patrulha da Noite, um exército criado para defender todo o continente, formado principalmente por excluídos da sociedade, ele conhece o jovem Tarly. Gordo, inseguro, tímido e assumidamente sem coragem, Samwell logo se torna alvo de humilhações por parte dos outros aspirantes a patrulheiros. Defendido por Jon, que se ofende com a forma como o rapaz está sendo tratado, acaba se tornando seu melhor amigo.

Samwell é o filho mais velho do Lord Randyll Tarly, chefe da casa dos Tarly, uma família conhecida por formar grandes guerreiros. Foi mandado pelo pai para a A Muralha de Gelo, sede dos patrulheiros, pois este não queria que um fraco herdasse seus bens e seu título. Deserdado, o jovem se vê obrigado a cuidar da defesa do reino contra os perigos vindos das terras selvagens e desconhecidas, além da muralha.

Tarly, apesar de assumir sua covardia em sua primeira aparição, logo demonstra valor para a história, no papel do amigo leal que está ali para incentivar e aconselhar. Em pelo menos dois pontos da trama, Samwell evita que o impulsivo Jon faça coisas estúpidas, enfrentando seus próprios medos para não deixar o companheiro se meter em enrascadas. Com isso, vai se tornando um personagem mais e mais indispensável.

Muita gente reparou na semelhança entre Samwell Tarly e outro gordinho amigo e leal da literatura e cinema: Samwise Gamgi, o fiel jardineiro e escudeiro de Frodo Bolseiro em O Senhor dos Anéis. Ambos nutrem uma lealdade a toda prova por seu melhor amigo, ambos estão ali para ajudá-los nos momentos de maior dificuldade, ambos são bem mais inteligentes e corajosos do que acreditam ser, além do nome ser bem parecido. Existe, inclusive, o rumor de que o próprio escritor George R. R. Martin já teria confirmado a homenagem ao Sam Gamgi, mas não consegui confirmar esta informação.

Fica a esperança de que o personagem volte com ainda mais força na segunda temporada da série, que deve estrear em 14 de abril de 2012.

José Luis Pedroso é o criador do blog dos Grandes Filmes. Fanático por filmes e séries e nerd incorrigível, largou a ceia de natal para ver O Retorno do Rei no cinema. Quando adolescente, assistiu Cidadão Kane e nunca mais voltou ao normal…

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

8 respostas para “Samwell Tarly – O “gordinho covarde” de Game of Thrones”

  1. Gabriel disse:

    O pessoal do http://www.gameofthronesbr.com disse no podcast do meu blog que ele fica muito importante no quarto livro. Se quiserem escutar o link é http://seriesnoonibus.com.br/podcast-no-onibus-&n

  2. Nilda disse:

    Ele é a cara do Joven Nerd!!

  3. Depois que eu li o capítulo que ele chegou à Muralha, dá para saber ainda sobre a personalidade dele.

    Pensando nele, Jon chega a uma conclusão bem interessante: "O mundo estava cheio de covardes que fingiam ser heróis; era preciso uma singular forma de coragem para se admitir covarde, como fizera Samwell Tarly."

  4. Cara, um dos meus personagens preferidos da série. Ele e a menininha que cortou o cabelo e eu não lembro o nome agora são demais.

  5. Flávia Santos disse:

    Não vou te garantir, mas se o livro for que nem a série, a menina essa é a Arya Stark, filha mais nova do Ned Stark e aprendiz do Sirio Forell.

  6. Rafaela disse:

    Vou ser sincera, não li os livros e só estou acompanhando a serie pela HBO, mas sem dúvida alguma Game of Thrones é a melhor serie do ano pra mim!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *