Creme de mandioquinha

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 18 de junho de 2009

Pra Cozinha!

Bom, ao que tudo indica, o frio resolveu se instalar em São Paulo como há muito tempo não se via. Eu, pelo menos, não consigo me lembrar de um mês de junho em anos recentes tão frio como este. E, continuando o raciocínio da semana passada, o tempo frio pede uma boa sopa.

Estava esperando uma receita de fondue, né? Ainda não foi dessa vez. Talvez na próxima semana. Então, desfaz esse beicinho de choro e vamos a algumas particularidades do ingrediente principal de hoje.

Creme de mandioquinha (ou batata barôa) é uma das sopas mais simples de se fazer. Por ter um gosto levemente adocicado, a mandioquinha rende, além desse creme que mostraremos mais abaixo, um purê saboroso que pode ser usado como opção à batata comum tanto para ser consumido como acompanhamento de algum grelhado como para ser usado na cobertura do famoso Escondidinho – um prato que falaremos em um futuro próximo. A mandioquinha também pode ser consumida como uma opção à batata chips e cozida acompanhando saladas ou, após o cozimento, salteada no azeite (ou manteiga) como guarnição para, de novo, um grelhado ou assado.

Infelizmente, esta receita possui um índice calórico relativamente alto (229 calorias por porção) e poucas opções para se economizar calorias. O que é algo meio óbvio, uma vez que este tipo de creme foi criado para ser consumido no inverno e nosso organismo busca alimentos mais calóricos no frio. Mas, se você equilibrar este creme com outras opções menos calóricas durante o dia, poderá dormir com os estômago quentinho e a consciência leve.

Sendo assim, clique aqui e vá descascar batat… er… mandioquinha.

    Creme de Mandioquinha (rende 8 porções)

    Ingredientes:

    1/2 kg de músculo cortado em pedaços grandes ou 1 kg de carcaça de frango, 1 cebola média cortada em pedaços grandes, 1 buquê garni (10 talos de salsa, 1 cebolinha verde, 1 folha de louro e 1 ramo de tomilho amarrados com um barbante cru), 1 kg de mandioquinha descascada cortada em pedaços grandes, sal, 3 grãos de pimenmta do reino, azeite.

    Modo de preparar:

    Numa panela grande, cozinhe o músculo coberto com água ou a carcaça de frango com os temperos. Vá retirando com cuidado a espuma que ocasionalmente se formar. Depois de cerca de 90 minutos, ou quando o caldo estiver bem saboroso, coe e cozinhe nele a mandioquinha.

    Após o cozimento, bata a mandioquinha no liquidificador para obter um creme e acerte o sal e a pimenta. Para servir, regue com um delicado fio de azeite.

    Quanto à carne que sobrou do cozimento (se estiver bem macia), passe-a no processador (ou espere esfriar e corte em pedaços bem pequenos com a faca), refoque no azeite com um pouco de alho e cebola, coloque um pouco de polpa e tomate, acerte os temperos e sirva como o molho de uma boa massa. Caso a carne não esteja macia o suficiente, cozinhe por 10 ou 15 minutos na panela de pressão com um pouco de água e, depois, siga o procedimento mostrado acima para fazer o molho.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *