Papo de Gordo Entrevista: Dr. Luiz Henrique Costa

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 15 de julho de 2009

Conversei recentemente com o Dr. Luiz Henrique Costa – cirurgião especializado em cirurgia bariátrica do Hospital Espanhol, em Salvador – sobre obesidade, vantagens e desvantagens da cirurgia de redução de estômago e doenças relacionadas à obesidade. O Dr. Luiz foi o cirurgião que me operou, então aproveitei uma das minhas consultas de rotina para tirar várias dúvidas dos leitores/ouvintes do Papo de Gordo. O resultado desse bate-papo você acompanha agora:

Para quem a cirurgia bariátrica é indicada?

Normalmente, a indicação da cirurgia bariátrica se faz pelo Índice de Massa Corpórea (IMC) e pelas doenças associadas à obesidade. As principais seriam a hipertensão e a diabetes, que causam infartos, derrames e uma série de outros problemas. Os pacientes que têm o IMC igual ou maior que 40 são considerados obesos mórbidos e só isso já é uma indicação formal de cirurgia. Se o paciente tem entre 35 e 40 de IMC, que seria uma obesidade severa, a cirurgia também pode ser indicada, desde que ele também possua doenças associadas à obesidade, como hipertensão, diabetes, apneia do sono, insuficiência periférica vascular, artralgia em membros inferiores e coluna, esteatose hepática, alterações do metabolismo do colesterol, depressão, infertilidade, etc.

A cirurgia então não seria indicada para IMC abaixo de 35?

Quando o IMC é abaixo de 35, normalmente existe uma “contraindicação relativa”, mas ela não é absoluta. Às vezes o paciente tem um IMC de 34, por exemplo, mas também tem um grau de diabetes que só vai melhorar ou desaparecer com a perda de peso. Como nem sempre o doente consegue perder peso por si só, às vezes precisa lançar mão de algum outro artifício, como a cirurgia bariátrica.

Quais as vantagens de se fazer a cirurgia bariátrica?

A grande vantagem é o paciente voltar a ser saudável, não só organicamente como, em muitos casos, psicologicamente. Sabemos que a obesidade é uma doença que carrega consigo muitas outras. Também sabemos que os pacientes obesos têm uma tendência muito grande a ter ansiedade e depressão. A história de que “todo gordinho é feliz” é completamente desvirtuada. A maioria dos “gordinhos” ou obesos são depressivos e ansiosos. Portanto, as grandes vantagens da cirurgia são a melhora da saúde e a grande melhora da autoestima que o emagrecimento produz.

E as desvantagens?

A principal desvantagem é o fato do paciente, pelo resto de sua vida, ter que obedecer as orientações que são feitas pelo médico, pelo nutricionista, pelo psicólogo, etc. Se ele não tiver um compromisso, uma coerência de cumprir aquilo até o final, a cirurgia não dará resultado e, depois de emagrecer, ele voltar a engordar. Isso pode trazer transtornos grandes, não só orgânicos como também psicológicos.

A cirurgia bariátrica é uma maneira definitiva para perda de peso?

É uma medida definitiva, mas que sozinha não funciona. Ela precisa da colaboração do paciente, que deve fazer dieta e atividades físicas. A cirurgia é como se fosse uma “muleta” para o paciente atingir seu objetivo naquele momento. Se ele não se compromete com o acompanhamento pós-operatório, existe uma grande tendência da cirurgia bariátrica não ter o resultado esperado.

Qual a média de peso que a pessoa perde depois de operado?

A média é de 40% do peso total, principalmente no primeiro ano da cirurgia. Mas até um ano e meio ainda podemos notar pacientes com perda de peso, principalmente naqueles que praticam atividades físicas.

Uma das principais reclamações dos pacientes é de dumping. Por que ele ocorre?

Dumping é quando o alimento, devido à modificação que a gente faz no intestino, chega mais rapidamente ao íleo, que é a parte mais baixa do intestino delgado. Quando o alimento chega ao íleo, existe um incremento para a produção de insulina, que faz a glicose do sangue baixar demais. Isso é algo transitório e que melhora rapidamente. Por causa dessa glicemia baixa, ou hipoglicemia, o paciente tem uma tendência a ter mal estar, sudorese e palidez cutânea. O dumping passa em poucos minutos e melhora espontaneamente, mas é uma sensação muito desagradável que ninguém quer sentir. Então, sempre orientamos que os pacientes não comam doce, que é o que mais provoca o dumping.

Existe alguma diferença da técnica de cirurgia bariátrica usada no Brasil e em outros países?

Não. Normalmente, a cirurgia usada em quase todo o mundo é a cirurgia de “Fobi e Capella”, que é a redução do estômago com desvio da alça intestinal.

Algum conselho para as pessoas que pensam em operar mas têm medo?

Um bom preparo pré-operatório, conhecer bem a cirurgia, saber o que é que você vai fazer depois da cirurgia, por quais situações você vai ter que passar em termos de acompanhamento, para que você depois não seja surpreendido com isso. É importante procurar uma equipe médica multidisciplinar que possa lhe dar esse acompanhamento. Além do mais, quanto mais você conhece, menos medo deve ter. E mais uma coisa muito importante: a pessoa às vezes não faz a cirurgia bariátrica porque tem medo de morrer, só que a expectativa de vida de um obeso é muito menor do que a de quem tem peso normal. Portanto, em minha visão, você corre muito menos risco operando do que se continuar obeso.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

10 respostas para “Papo de Gordo Entrevista: Dr. Luiz Henrique Costa”

  1. artz disse:

    afinal dudu, qnto peso tu perdeste?
    pelo q eu vi tu te operaste em janeiro de 2008. Hoje, com 1 ano e 6 meses… Saiu de qnto pra qnto? Ganhaste peso?

  2. natalia jacques alme disse:

    olá!Esse blog é muito massa!Informações valiosas viu?!
    Gostaria de saber qual o seu plano de saúde!?Tbm vou operar e tenho tido problemas.
    E o doutor Eduardo Napoli?
    vc conhece?
    è um bom médico?
    Obrigada!

  3. natalia jacques alme disse:

    Eu vi vc no Aprovado!!!Hum!Ta ficando famoso heim?
    Mas…Não respondeu á minha pergunta!Aproveito para fazer outra.Qual é a medida q devo tomar para q o planserve libere a cirurgia por vídeo?
    Bjux!

  4. Lidyane ferreira disse:

    olá gente …
    alguem que sabe se atende o plano de saude
    prómedica ???
    bjsss

  5. Ana Carolina disse:

    Lidyane, é só vc ligar pra o Nucleo e perguntar.
    2109.2900

  6. luci cleide disse:

    Lidiane, eu tbm tenho promedica, e pelo meu plano descobri essa semana q no hosp espanhol eles atendem…..entao d uma olhada. vc escreveu em ago, ja tem 1 tempinho mas caso aidna n tenha conseguido, vai a dica……..bjin

  7. Meire Santos disse:

    Doutor Luiz é o meu medico no espanhol passou-me tranquilidade e muita confiança estou no pré operatorio com todo o nucléo e equipe dele e tenho certeza que o meu caso será mais uma história de secesso deste competentissimo Medico. grata Doutor bjk!

  8. […] aqui Share this:TwitterFacebookLike this:LikeBe the first to like this post. « Proteínas, pra […]

  9. vanessa disse:

    vou fazer a cirurgia mes que vem e estou muito anciosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *