Mais chás que emagrecem

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 11 de setembro de 2009

CháA Primavera está chegando e daqui a pouco o Verão começa a dar o ar da sua graça. E com o calor, chega a vontade/necessidade de deixar o corpitcho à mostra. É verdade que há quem não esteja nem aí para os quilinhos a mais. Porém, tem gente que já começou a se preocupar com os pneuzinhos que apareceram depois da temporada de comidinhas mais gostosas (calóricas) que fizeram a alegria nos dias de Inverno.

Nesses momentos de desespero, vale (quase) tudo para queimar calorias e ficar em forma, certo? Então aqui vai uma dica para quem quer dar uma ajudinha à dieta e aos exercícios físicos: os chás verde, branco e vermelho. Mas eles emagrecem mesmo?

Primeiro é importante ter em mente que todos eles vêm da mesma erva: a Camellia sinensis, que ficou popularizada por ser emagrecedora, acelerar o metabolismo, favorecer a eliminação de toxinas e diminuir a retenção de líquidos. Também tem um potencial antioxidante muito alto, o que combate radicais livres evitando o envelhecimento precoce.

Agora, vamos à diferença entre eles:

  • Chá verde – as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento e são as mais velhas. Por isso, sua coloração é esverdeada e o gosto amargo é mais forte.
  • Chá branco – é a infusão de chá com folhas jovens (novos botões que cresceram) e que não sofreram efeitos de oxidação, por isso, tem sabor mais suave e menos substâncias ativas.
  • Chá amarelo – a produção é similar à do chá verde, mas com uma fase de secagem mais lenta, na qual as folhas úmidas repousam até amarelecerem.
  • Chá vermelho – as folhas passam por um processo lento de fermentação, o que deixa seus princípios ativos mais acentuados e o gosto mais forte.

Agora uma boa notícia para quem não gosta de beber chá: é possível optar pela substância vendida em cápsulas.

Quem está pensando em tomar litros de chá para rebater as estripulias gastronômicas que andou cometendo, pode tirar o cavalinho da chuva. Não existe fórmula milagrosa. Os chás podem até ajudar, mas não substituem hábitos saudáveis de vida, dieta e exercícios físicos.

———————-

Fontes:

Chá verde emagrece?

Chá ajuda mesmo a emagrecer?

Dieta do chá verde – 5kg em 15 dias

Chá vermelho, o destruidor de gordura

Incrível chá amarelo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

7 respostas para “Mais chás que emagrecem”

  1. Litha disse:

    Bom pra quem tem hipotireoidismo (consequentemente, metabolismo lento). Era bom eu tomar esses chás!

  2. Patux disse:

    Quem é viciado em chá é o quê? Chaólatra?

    Enfim, eu adoro chá. Tomo todo dia e se nunca me salvaram de nada, mal nunca me fez. Na verdade, como sou insone, tive que cortar café da dieta. Substituir com chá me fez muito bem.

    A falta de sono é menos crítica, meu estômago parou de chiar, os dentes sofrem menos… enfim, chá é uma ótima opção para quem, como eu, sofre para dormir.

    Mas aproveitando o assunto, e já que acabei de comprar briga com os cafeinólatras, confesso que depois do almoço sempre rola um copo de café. Sabe como é né? Voltar ao batente, logo depois DAQUELE almoço não é fácil. Um cafezinho rebate bem nessa hora.

    No mais é isto!

    Salve,salve!!

  3. Carla Soares de Lima disse:

    Boa matéria. Gosto muito de ervas medicinais , inclusive achei um site muito bom para tratamento com ervas medicinais o Link é: http://www.chamedicinal.com.br

  4. leandro disse:

    Chá de melhor qualidade,em folhas soltas (loose leaf) , todos organicos.essa é a proposta da The Gourmet Tea!! para quem realmente aprecia o que ha de melhor em chá. convido aos amantes desse ritual ,a visitar o nosso site http://www.thegourmettea.com.br

  5. Bianca disse:

    Há um erro nessa matéria no que se trata do chá branco, é verdade que é a infusão de chá com folhas jovens (novos botões que cresceram) e que não sofreram efeitos de oxidação, por isso, tem sabor mais suave porém ele tem mais substâncias ativas, pois ele é colhido ainda broto, e não passa por etapas que eliminam parte dos antioxidantes naturais. Assim, ele apresenta uma quantidade menor de cafeína e concentra maior poder antioxidante e mais nutrientes do que os outros chás. Além de possuir maior concentração de catequinas, os estudos indicam que estas catequinas do chá branco são mais ativas que as catequinas de outros chás já que não sofreram o processo de oxidação.

    Abraço

  6. rosangelaferreira disse:

    eu tambem tenho hipertiroidismo e muita ansiedade como demais e numca mim sinto sasiada,nao que tratamento. fazer para mim controlar

  7. rosangelaferreira disse:

    brigadao por essas materias, ja ajuda ne

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *