Os simples prazeres da vida

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 06 de novembro de 2009

Contrapeso

Ontem à noite estive num jantar dançante com dona Maira Moraes. Foi um evento chique, realizado no Yacht Club da Bahia, com direito a show ao vivo de Luciano Bruno – um tiozão italiano que canta todos os clássicos que a gente espera ouvir nessas ocasiões.

Além de curtir a música – gostei tanto do show que comprei um CD autografado logo depois – tive a oportunidade de experimentar algumas iguarias típicas desses jantares de rico. Olha só o cardápio servido:

Entrada: salada de lagosta com mousse de gemas e azeite extra virgem.
Primeiro prato: haddock ao pouché com risoto de limão siciliano.
Prato principal: magret de canard com caramelo balsâmico e ratatouille.
Sobremesa: manjar de coco natural com calda de açai.

Esse jantar me trouxe duas revelações: descobri que haddock é um peixe e não apenas uma rua em São Paulo, e tive a certeza que não gosto de ratatouille. Percebi que não adianta insistir, sou um homem com gostos simples.

Dona Maira Moraes fica com nojinho toda vez que eu molho a bolacha Feijao com arroz, ovo frito, café com leite.cream cracker no café com leite e não entende como alguém pode gostar tanto de comer pão com ovo frito. Mas a verdade é que realmente gosto dessas coisas.

Sou o tipo de pessoa que topa comer feijão com arroz no almoço todo dia e não vê nada de errado em jantar um cachorro-quente. Existe um motivo pra essas comidas triviais fazerem tanto sucesso: elas são gostosas!

Quando feito da maneira certa, um simples feijão pode se transformar num verdadeiro manjar dos deuses ; o arroz devidamente temperado deixa de ser acompanhamento e vira prato principal; e nada supera um ovo frito na manteiga para matar aquela fome de última hora.

Não sou um sujeito sofisticado, não curto vinhos nem pratos chiques, mas sei apreciar, como poucos, o prazer de uma boa comidinha caseira. Quer me fazer feliz? Me convide pra comer uma feijoada e coloque uma garrafa de dois litros de Coca-Cola[bb] na mesa.

As coisas mais simples da vida, costumam ser as melhores. É uma pena que nem todos percebem e valorizam isso até ser tarde demais.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

13 respostas para “Os simples prazeres da vida”

  1. @jojonerd disse:

    Eu sou dos seus DUDU.

    Adoro um pão com ovo, feijão e arroz.

    Esses cardápios super chiques não tem gosto bom. Mas confesso que gostaria de provar a lagosta, que ainda não provei.

    Será que todos também leram Manjar de Cocô como eu???
    Hauhauhauhauha

    Abraços.

  2. Maurício Biro disse:

    Dudu, uma dos melhores almoços que já tive foi em uma fazenda de um amigo de meu avô, a casa bemmmm simples, fogão a lenha, bom papo e um arros com feijão e carne de porco frita da criação deles mesmo,prato de alumínio e comendo nas pernas… sonho com isso até hoje.
    em casa nada como um bom prato de arroz com feijão e 2 avos fritos bem moles, para deixar o arroz amarelinho…

  3. CCX disse:

    E viva o trivial!!

  4. Ricardo Ferro disse:

    Ah, eu tenho é assunto pra esse post!

    Cara, também sou fã de uma comidinha caseira. Não há nada comparado ao feijão com arroz, e por cima dois ovos fritos, gema mole. Aí vc espeta as gemas com o garfo e deixa aquele líquido delicioso escorrer…
    E o pão com ovo? Também sou fã. Pão com ovo frito… e quando ele tá ainda molinho, fritando, adiciona um pouco de parmesão ralado e tampa a frigideira desligada. Depois joga dentro do pão.
    E pão francês (cassetinho) com manteiga, espetado num garfo, torradinho na boca do fogão?
    E rodelas de salame italiano espetadas no mesmo garfo, na mesma boca de fogão? Aquilo tem um gosto tão diferente de salame, que vc juraria q é outra coisa.
    Biscoito cream-cracker eu não molho no café, não. Mas molhava o biscoito maizena. Quando molhava demais, ele partia e vc ficava com a colher, pescando o pedacinho antes q ele virasse papa (torça o nariz, Maira).

    E comida caseira, do interior, é outra coisa também. Há uns meses voltei à Chapada Diamantina e resolvemos comer numa local bem recomendado pela qualidade da comida de lá. O "restaurante" é a casa da cozinheira. Você entra, senta na sala, no sofá, depois vai pra uma das mesas espalhadas pelos cômodos da casa… Ainda tenho a foto do "menu" pra nunca mais me esquecer do nome, do local e do que comemos. Aliás, nunca comemos tão bem, eu acho. Ainda hoje, nos reunimos e lembramos da comida de lá. Acredite, um chuchu refogado nunca imaginaria ficar tão gostoso como ficou o feito ali.

    Vou parar senão o comentário fica maior que o post!

    Abraços.

  5. Laureano Pereira disse:

    É isso ai Dudu, comida simples e gostosa…

    Mas esqueceste de comentar, já que era 'dançar jantante', dos passos de dança com a Sra. Maira Morais pelo salão…

    Abraços,

  6. Titio Elcio disse:

    Haddock?? Só conhecia o Braddock, clássico do Domingo Maior, com a lenda Chuck Norris… Se a qualidade dessa iguaria for proxima a qualidade dos filmes, prefiro comer jiló!!!
    Viva o pão com ovo, viva a Sociedade Brasileira dos Afogadores de Bolacha em Leite e Derivados, onde em derivados leia-se: leite puro, leite com café, nas categorias: meio a meio e pingado.Ah, só pra constar, sou sócio remido dessa sociedade!!!!
    Abraço

  7. Maurício Biro disse:

    Quem nunca pegou o alho que a mãe ou esposa está fritando para temperar o arroz e não colocou no pão e comeu? É uma delícia!

  8. Maurício Biro disse:

    Laureano, foi dançante para a Maira ela dançou direitinho, ele disse que não tinha pista de dança neste "jantar dançante" , mas só avisou ela qdo chegou lá!

  9. Daíse pereira disse:

    cream cracker molhada com café é ummmmmmmmmma delíciaaaaaa!!!
    e Minha feijoada com arroz mais ainda. Adorei a matéria!

  10. Leo Baiano disse:

    Parceiro, eu também sou super fã de comida caseira embora curta diversos pratos "chiques".

    Nada supera um prato de feijoada.

  11. @jojonerd,

    Lagosta é um troço legal, mas eu esperava mais… acho que de tanto ouvir falar sobre isso, acabei me frustrando.

    @Birochi,

    Comida caseira é foda, né? Nenhum restaurante consegue imitar este tipo de sabor. Alguns até chegam perto, mas é só isso.

    @Ricardo,

    Então tu curte um cassetinho espetado no garfo?! Eu hein… :-P

    Teu comentário ficou realmente quase maior que o post, porque tu não aproveita e faz um post sobre isso. Prometo que a gente publica.

    @Laureano,

    Não tinha pista de dança no jantar dançante. Ainda não foi dessa vez… :-P

    @Elcio,

    Tá insinuando que você comeria o Chuck Norris?! Cuidado com esses comentários, rapá! O Sujeito é bravo!

    @Leo,

    Que tipo de prato chique você curte?

  12. Fábio Uliana disse:

    Eu me amarro em coisas simples.
    Concordo que tem horas que um ovo frito estalado em cima de feijão, arroz e farinha é tudo de bom.
    Mas acho que existem algumas coisas ditas sofisticadas que são boas também. É só procurar os ingredientes mais "em conta" e as receitas/criatividade. O resto é cozinha…
    Comer é bom demais, e cozinhar é pura química. Basta saber misturar os reagentes corretos que a reação na língua vira uma festa para os sentidos (paladar, olfato e, por que não, visão).

  13. MORAL DA HISTÓRIA: Dudu levou Dona Maira Moraes pra dançar? FOI ISSO QUE EU LI MESMO? Ou só ficou no JANTAR e nada do DANÇANTE ?

    Há braços e parabéns pelo blog e pelo podcast!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *