Leite x achocolatado

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 25 de novembro de 2009

Leite com chocolate combate a arterioscleroseSabe aquele leite com chocolate que a gente adora e que está na lista das coisas que retiramos do cardápio sempre que uma nova dieta se inicia? Pois um novo estudo, feito por cientistas da Universidade de Barcelona e publicado na edição de novembro do The American Journal of Clinical Nutrition, sugere que o consumo regular de leite desnatado com cacau pode reduzir casos de inflamação. E a coisa melhora, pois eles acreditam que, potencialmente, a bebida seria capaz também de desacelerar ou prevenir o desenvolvimento da arteriosclerose.

Isso porque o cacau é rico em flavonóides. Hein? Mas o que são flavonóides?

Oba! Historinha do tio Lucio!

Segundo a Wikipédia, flavonóide é o nome dado a um grande grupo de fitoquímicos ou fitonutrientes encontrados em diversas frutas e vegetais em geral, assim como em alimentos processados como chá e vinho. Entre os benefícios de seu consumo estão as ações anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-câncer, além de seu potencial papel na prevenção de doenças cardiovasculares. Tudo isso devido às suas propriedades antioxidantes.

Voltando à pesquisa dos espanhois… para chegar às conclusões apresentadas, os estudiosos recrutaram 47 voluntários, com 55 anos de idade ou mais, que apresentavam risco de doenças cardíacas. A metade deles, que chamaremos de “sortudos”, recebeu sachês de 20g de pó de cacau solúvel para beber com leite desnatado duas vezes por dia. O restante, coitados, tomou leite desnatado puro (ECA!). Um mês depois, (provavelmente temendo uma revolta do segundo grupo) as bebidas foram invertidas.

Os exames de sangue da galera trouxeram como resultado:

  • Os participantes que tomavam leite com chocolate duas vezes ao dia durante quatro semanas apresentaram níveis significativamente mais baixos em vários indicadores bioquímicos de inflamação, embora alguns indicadores de inflamação celular tenham permanecido iguais. (Acho que só os médicos entenderam isso!)
  • Depois de concluir a dieta do leite com chocolate os participantes também apresentaram níveis significativamente mais altos de HDL – o colesterol bom.
  • Para a alegria de quem gosta de bebidas alcoólicas, o leitinho com chocolate não se mostrou tão eficaz quanto o vinho tinto para prevenir o desenvolvimento da arteriosclerose.

E aí? Aceita um copo de leite com chocolate?

—————————–

Fontes:

Leite achocolatado pode reduzir inflamação

Flavonoide

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Leite x achocolatado”

  1. Fábio Uliana disse:

    Maira, a respeito de um texto como esse eu só tenho uma coisa a dizer: Cadê o meu Toddynho??
    Ainda bem que essa parte do meu paladar não amadureceu, e eu continuo tomando meu leite com Nescau! Pode não ser todo dia, mas bem frequentemente.
    E viva o Chocolate!

  2. Laureano Pereira disse:

    Eis aqui minha conclusão:

    Café da manhã: Leite com Nescau
    Almoço: vinho tinto

    Lanche da tarde: Leite com Nescau
    Jantar: Vinho tinto

    Esta é a "vida saudável" que me serve…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *