Cuidado com o panetone!

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 23 de dezembro de 2009

PanetoneEstamos quase no Natal, a família prepara a ceia e o gordinho de plantão se prepara para a ceia. São vários quitutes natalinos à disposição para comer de forma caprichada, dentre os quais o tradicionalíssimo panetone.

Mas… Cuidado com o panetone!

Todo mundo sabe que qualquer alimento deve ser consumido sem muito exagero (saber não significa praticar, claro). Mas no caso do panetone, segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, é necessária uma atenção especial.

A instituição divulgou uma análise das 16 principais marcas de panetones de chocolate vendidas no Brasil e comparou com um estudo semelhante realizado no ano passado com os panetones tradicionais. Uma pequena fatia dos “chocotones” possui mais calorias e açúcar do que o limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde para o lanche de um adulto sem restrição alimentares (ou seja, qualquer pessoa que não esteja de dieta).

Contudo, os panetones tradicionais também possuem calorias acima do ideal. O nível de gordura total, por exemplo, excede o limite de 8,25 gramas para um lanche. Ainda assim, as versões de chocolate são piores, com essa quantidade chegando a 15 gramas.

Não dá pra tirar o panetone do cardápio do Natal, claro, mas é importante que se tome cuidado para não exagerar na dose e, de preferência, deixar essa “tentação” só pra ceia. Uma vez por ano de um suculento doce altamente calórico não deve matar ninguém. Esperamos.

—–

Fonte:
Especialistas alertam sobre excesso de gordura e açúcar em panetones

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

7 respostas para “Cuidado com o panetone!”

  1. Kell xD disse:

    Nhya, eu não como mesmo vai. xD
    No máximo um pedaço do de chocolate.

    hauhauhauha.

  2. Almighty disse:

    As pessoas realmente gostam dessa porcaria de panetone? Tem gente que realmente acha esse bolo solado gostoso? Isso tudo é uma conspiração de Natal, não é possível! :P

  3. Leo Luz disse:

    Se bobear, eu como uns 2 panetones nesse mês de dezembro por semana, mas não sozinho heim! Hahaha

    É um delícia, mas não sabia que fazia mal. ^^ Valeu!

  4. Gustavo Souza disse:

    Sempre termino comendo mais de um pedaço de panetone, às vezes até mais de um panetone… rsrsrs
    É difícil resistir…

  5. Maira Moraes disse:

    Eu simplesmente A-DO-RO panetone. Já comi dois (sozinha, pois Dudu não gosta) nesta temporada pré-Natal. E pretendo me empanturrar com outros nos meses seguintes. Estou aguardando as promoções que virão em janeiro/feveireiro.

  6. Hudson disse:

    Eu gosto demais de panetones independentemente da marca…. é fantástico, na minha cidade temos um costume por causa da influencia inglesa de consumir as deliciosas "QUECAS" derivado da palavra "CAKE". Para se ter ideia eu costumo comprar até o ultimo panetone nos supermercados; Ano passado eu consumi panetones até o mes de abril rsrsrs!!! dá para crer? eu tenho 1,95m e 87 kg ainda bem que estou com o peso em dia, pois minha mãe vive dizendo que panetones engordam.

    Agora tenho que correr bastante na esteira …. para manter a forma.

  7. Fernanda Morais disse:

    Ai eu amo tudo isso genti!
    Comi três panetones sozinha essa semana, já sou gorda, acho injusto meu ganho de peso por comer essas doçuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *